Educa Criança
Boitatá de rolinho

Boitatá de rolinho para semana do folclore!

Que tal fazer com seus alunos um Boitatá de rolinho para trabalhar com essa lenda Brasileira? Essa atividade desenvolve a capacidade pulmonar, brinca com sons e imaginação, trabalha coordenação. Adequada desde o berçário até o ensino fundamental.

Boitatá de rolinho:

Material:

  • 1 rolinho de papel toalha ou dois rolinhos de papel higiênico colados com fita durex para cada criança;
  • Tinta e pincel;
  • Tiras de papel crepom (laranja e vermelho para fingir ser o fogo da cobra)
  • Durex ou grampeador.

Como fazer:

Boitatá de rolinho

Entregue os rolinhos para as crianças pintarem como desejarem, com pincel ou com os dedinhos. Depois de seco prenda em uma das pontas tiras de papel crepom com durex ou grampeie. Desenhe os olhos da cobra e deixe as crianças brincarem de “soprar o fogo” do Boitatá.

Dicas de apresentação da atividade:

Berçários: Conte a lenda para as crianças usando um dos Boitatás de rolinho. Depois deixe as crianças brincarem com este.

Maternal, Pré-escola e Fundamental: Apresente a lenda para as crianças e depois as convide a produzirem os Boitatás. Deixe que brinquem com os fantoches e depois que reproduzam a lenda.

Em todas as idades pode-se aproveitar o brinquedo para trabalhar diferentes forças de sobro. Questionar que sons conseguem fazer assoprando o rolinho ou tentando falar através deste. Conversando também sobre a presença do ar e o que este faz com as tiras de crepom.

Mais atividades sobre folclore, aqui.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Compartilhe sua prática! Amamos comentários!

%d blogueiros gostam disto: