Educa Criança
Brincadeiras de Circo

Brincadeiras de Circo para ensinar e divertir

Estamos próximos ao dia do circo, pensando nisso trago algumas ideias de brincadeiras de circo. Essas ideias podem ser feitas nessa semana do circo ou em qualquer outro momento durante o ano, pois estimulam a criatividade, motricidade, equilíbrio, noção corporal e espacial, fantasia, autoestima das crianças, oralidade e amizade.

Brincadeiras de Circo:

Antes de iniciar as brincadeiras sente com as crianças e converse sobre o tema: Pergunte se as crianças já foram ao circo, se sim que contem como foi. Falem aos colegas o que viram e o que mais gostaram. Se as crianças ainda não foram, questione como elas imaginam que é o circo. Então convide as crianças a se tornarem parte do circo (pode-se enfeitar a sala com TNTs coloridos para fazer a tenda do circo e usar tecidos para criar fantasias para as crianças.

1. Palhaços da Alegria:

  • Convide as crianças a criarem piadas ou “palhaçadas” para apresentar para os colegas, com objetivo de fazer a turma rir.
  • Ou forme grupos de crianças para elas organizarem uma “apresentação de palhaços” para a turma.
  • Se seu alunos são pequenos, faça brincadeiras como chefe manda, em que você faz caretas, palhaçadas e as crianças devem imitar. Para depois criarem seus próprios movimentos como fingir que caíram…

2. Malabaristas

Leve para a sala várias bolinhas (podem ser as de plástico ou bolinhas feitas pelas criança de papel). Converse com as crianças sobre o que são malabares e questione-os se é fácil fazê-los. Onde eles viram pessoas fazendo e como fizeram.

  • Deixe as crianças tentarem livremente fazer os malabarismos jogando um ou duas bolinhas para cima e tentando pegar. Incentive-os a continuarem a tentar. E deixe que elas inventem novas formas de jogar as bolinhas sem deixarem cair.
  • Para os pequenos faça a brincadeira com balão, pois esse demora-se a cair ficando mais fácil as crianças brincarem.
  • Você pode propor um show de malabaristas. Deixe as crianças levarem as bolinhas para casa e diga para eles treinarem. Assim marque um dia em que as crianças virão “fantasias” e irão apresentar para a turma o seu espetáculo.

3. Equilibristas e contorcionistas

Monte um circuito em um ambiente amplo com cordas e cadeiras, em que as crianças possam passar por baixo e andarem por cima. Conforme o nível das crianças amarre uma corda alguns centímetros do chão para eles andarem sobre, com a ajuda da professora.

Convide seus alunos a serem os equilibristas e contorcionistas ao fazerem o circuito cada vez de modo mais avançado (vá aumentando a dificuldade cada vez que reiniciarem, andando sobre cordas no chão, bancos, passando por baixo de cordas ou cadeiras, fazendo o circuito com um pé só).

4. Mágicos

Prepare algumas mágicas simples para apresentar aos seus alunos (duas dicas de vídeos: Felipe Barbieri e Canal Top 5 play ou pesquise na internet outras mágicas). Depois de impressionar seus alunos desafio-os a descobrir como você fez as mágicas. E ensine-os a fazer.

  • Para as crianças maiores você pode desafiá-los a trazer outras mágicas para apresentar aos colegas ou a pesquisarem como você fez aquela mágica. (pode-se mostrar para a turma o vídeos de mágicas para eles tentarem reproduzir).
  • Para o pequenos apenas os ensine a fazer uma ou duas mágica para mostrarem aos pais.

5. Animais adestrados

Alguns circos ainda possuem apresentação de animais adestrados. Antes de iniciar essa brincadeira, converse com as crianças sobre os cuidados e respeitos com os animais. Faça-os refletirem por que muitos circos não possuem mais animais (de como eram tratados, onde ficavam….).

Após comente que animais podem ser ensinados truques (como sentar, pegar a bolinha… de modo que não agrida ou estresse o animal). Pergunte para aquelas crianças que possuem animais de estimação se já ensinaram truques aos animais em suas casas.

Agora inicie a brincadeira de faz de conta: Diga para as crianças fingirem serem animais de circo. Pode-se confeccionar fantasias e máscaras com as crianças (ou elas podem fazer com suas famílias as máscaras e virem para a escola com estas).

  • Deixe as criança brincarem de serem os animais do circo. Aproveite para ir questionando quais os sons que esses animais fazem? Como se movem? O que comem?
  • Os maiores podem fazer pesquisas sobre cada animal escolhido e montar um texto sobre as características destes ou sobre o motivo de não terem mais animais no circo.

Essas foram algumas ideias de brincadeiras aproveitando o tema circo para envolver as crianças em atividades lúdicas e diferentes. Você pode fazê-las separadas durante o ano, ou quem sabe montar um projeto com seus alunos sobre o tema. Dividindo a turma para organizarem um “circo” para apresentar para as outras turmas (cada grupo de alunos fica responsável por um tipo de apresentação como mágico, palhaços….).

Para mais atividades sobre o tema, AQUI.

Guia de conteúdos de Ed. Infantil e Fundamental de acordo com a BNCC e Guias com dicas para enfrentar o cotidiano e problemas comuns em sala de aula, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Compartilhe sua prática! Amamos comentários!

%d blogueiros gostam disto: