jogos de contagem

Conceitos matemáticos vão sendo aprendidos durante jogos e brincadeiras do cotidiano da criança. Deste modo, trago algumas ideias de brincadeiras que envolvem contagem e noções de adição para serem realizadas na escola ou em momentos complementarem em casa com os pais.

Brincadeiras de contagem e noção de adição:

1) Pescaria Japonesa

jogos motoresObjetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) e ET (EI02ET07 – EI03ET07)

Ens. Fundamental: Matemática (EF01MA01, EF01MA08 – EF02MA06 – EF03MA05 – EF04MA03 – EF05MA07)

Desenvolve:

– Motricidade fina (pegar)

– Noção de boia e afunda

– Noção de contagem e quantidade

– Capacidade de adição e subtração

Materiais:

– Bacia grande

– Tampinhas diversas

– Dois palitos de picolé ou hashi (palitos de comida oriental)

Como brincar:

Encha uma bacia grande com água até a metade coloque dentro várias tampinhas de tamanhos e cores diferentes. O objetivo é as crianças conseguirem retirar as tampinhas de dentro da bacia usando os dois palitos.

1) Estipule um tempo para a criança retirar as tampinhas, depois realize a contagem de quantas tampinhas conseguiu pegar e quantas sobraram na bacia.

2) Use essa brincadeira para estimular o raciocínio matemático, realize contas de adição e subtração de acordo com o nível da criança. E ela deve retirar da bacia o número de tampinhas que represente o resultado da conta proposta.

 

2) Encontre os números

jogos matemáticosObjetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) e ET (EI02ET07 – EI03ET07)

Ens. Fundamental: Matemática (EF01MA02, EF01MA08 – EF02MA06 – EF03MA05 – EF04MA03 – EF05MA07)

Desenvolve:

– Motricidade fina (pincelar, escrita)

– Escrita de números

– Noção de adição e subtração

Materiais:

– Folhas de papel

– Forma ou pote raso

– Pincel

– Caneta

– Areia ou açúcar

Como brincar:

Em uma folha de papel escreva os números desejados. Coloque essa folha dentro do pote e cubra com areia ou açúcar. Na outra folha escreva os pares da primeira folha (os mesmos números ou desenhe as quantidades, ou o resultado de contas).

A criança deve ir varrendo a areia/açúcar e encontrando os números/resultados ao fazer isso deve riscar na outra folha o par correto. E assim a criança risca o que encontrou até terminar toda a folha.

 

3) Jogo dos pontinhos

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) e ET (EI02ET07 – EI03ET07)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) eMatemática (EF01MA02, EF01MA03 – EF02MA03)

Desenvolve:

– Noção de conjunto matemático

– Noção de contagem e quantidade

– Raciocínio lógico

– Atenção e concentração

– Motricidade Fina (circular)

Materiais:

– Folha de papel

– Canetinha

– Dado

Como brincar:

Em uma folha de papel faça pontinhos com distâncias semelhantes entre sim, formando colunas e linhas como na imagem.

Uma criança por vez joga o dado, conforme o número que cai no dado ela deve fazer os conjuntos com os pontinhos. E assim, ir formando os grupos de pontinhos até não sobrar mais pontinhos.

Cada criança pode ter seu tabuleiro de pontinhos, ou faça uma competição entre duas crianças. Uma joga o dado por vez e faz o conjunto, depois a outra criança. Use uma cor para cada criança, para ao final contar quantos pontinhos no total cada criança conseguiu formar.

 

Mais alguns jogos matemáticos simples:

 

atividades com números

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: