brincadeiras para casa

A criança possui muita energia, e que tal sintonizar tudo isso em brincadeiras de coordenação que lhes permita se divertirem e desenvolverem maior concentração e capacidades motoras? Separei três ideias que usam materiais bem simples que podem ser realizados em salas de aulas ou em casa com criança de várias idades.

Brincadeiras de coordenação:

1) Puxe a garrafa

jogo com garrafasObjetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03, EI02CG05 – EI03CG02, EI03CG05)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)

Desenvolve:

– Coordenação Viso-motora

– Motricidade ampla (força, agilidade e rapidez)

– Noção espacial (perto/longe)

– Motricidade Fina (puxar e girar)

– Atenção e concentração

– Competição

Materiais:

– Garrafas pet pequenas

– Água

– Cordão

– Cabo de vassoura cortado em pedaços de 30 cm no mínimo. 

Como brincar:

Encha a garrafa com água. Amarre uma ponta do cordão na garrafa de modo que ela fique em pé e a outra ponta no cabo da vassoura. Coloque a garrafa o máximo distante do cabo da vassoura. Faça dois conjuntos de garrafas.

A brincadeira é ir girando o cabo de vassoura de modo a recolher o cordão e assim puxar a garrafa para mais perto. Ganha a criança que conseguir recolher todo o cordão primeiro.

Se achar que fica muito pesado para as crianças pequenas use a garrafa vazia ou um pote de iogurte. Pode-se por a garrafa sobre a mesa para ser puxada.

 

2) Corrida do caracol:

jogo motor

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e  EO (EI02EO03 – EI03EO03)

Ens. Fundamental:  Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)

Desenvolve:

Equilíbrio

– Motricidade ampla (engatinhar, agilidade, rapidez)

– Noção espacial

– Cooperação e competição

– Coordenação viso-motora

Materiais:

Almofadas

– Colchonete

Como brincar: 

1) Para brincar coloque as crianças em posição de engatinhar e sobre suas costas uma almofada. As crianças devem fazer o percurso todo sem deixar a almofada cair. No caminho para dificultar a brincadeira coloque obstáculos dos quais as crianças precisem contornar sem derrubar a almofada. Pode-se fazer a corrida com duas ou mais crianças ao mesmo tempo para ver quem consegue chegar mais rápido.

2) Outra forma de brincar é fazer a corrida com a almofada equilibrada na cabeça.

3) Para a versão cooperativa da brincadeira coloque o colchonete de modo que fique sobre as costas de duas ou três crianças, uma ao lado da outra. As crianças devem engatinhar em linha e em mesma velocidade para irem a frente sem derrubarem o colchonete de suas costas.

3) Não deixe cair

motricidade finaObjetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) e EO (EI02EO03 – EI03EO03) e ET (EI02ET07 – EI03ET07)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) 

Desenvolve:

– Motricidade Fina (segurar, equilibrar)

– Concentração e paciência

– Noção de contagem

– Noção de equilíbrio

– Agilidade e rapidez

Materiais:

– Rolinhos de papel toalha

– Bolinhas

Como brincar:

Espalhe sobre a mesa os rolinhos e as bolinhas. Estipule um tempo para que duas crianças por vez façam o maior número de torres possíveis. Para brincar a criança deve equilibrar a bolinha sobre o rolinho. Ao final conte quantas torres cada criança conseguiu fazer, e quem conseguiu mais.

 

Mais algumas brincadeiras motoras divertidas:

 

jogos e brincadeiras

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

9 Comentários

  1. Olá muito obrigada por suas excelentes idéias de atividades com a educação infantil. São práticas e utilizo nas minhas reuniões diárias para partilhar com a equipe. Parabéns!!!

    1. Author

      Fico muito contente em saber que tem lhe ajudado. Faço o blog e materiais com carinho. Abraços.

  2. Excelentes idéias!!! Parabéns!!!

  3. Parabéns por seu blog, muitas dicas enriquecedora com certeza irá vou incluir no meu planejamento
    Obrigado pelas dicas.
    Maria de Jesus

    1. Author

      Obrigada pelo carinho. Desejo boas aulas para você.

  4. Estou amando este blog,tem me ajudado muito em atividades para os pequenos. Muito obrigado

    1. Author

      Fico muito feliz com seu comentário. <3

  5. Hoje que conheci seu blog e fiquei admirada com tantas sugestões interessantes, quero parabenizá-la r te convidar para ser uma colaboradora em meu grupo voltado a sugestões para Professores, estamos engatinhando… somos em torno de 16.000 e seria um endo prazer ter você e suas atividades em nosso grupo.Se desejar participar, pode me chamar no Messenger que eu passo o link do grupo, não postei aqui porque achei ousadia da minha parte…mas será uma alegria ter você conosco. Um abraço afetuoso, Sonia Fênix.

    1. Author

      Oi, fico muito feliz que tenha gostado. Faço com muito carinho. Será um prazer fazer parte do seu grupo de educação. Abraços.

Deixe um comentário: