Trago para vocês algumas brincadeiras típicas indígenas que podemos ensinar para nossos alunos. Brincadeiras que podem ser apresentadas na semana do índio com intenção de divulgar e valorizar nossa cultura ou pelo simples fato de divertir e trabalhar vários conceitos da motricidade das crianças. O resgate das brincadeiras indígenas auxilia a criança a desenvolver a competência geral 3 (repertório cultural) da BNCC.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02) e EO (EI02Eo3 e EI03Eo3)
Brincadeiras típicas indígenas:
Arranca Mandioca:
Trabalha: força, equilíbrio, concentração e trabalho em equipe.
Como brincar: a primeira criança se agarra com força em um tranco de árvore ou pilar, e as outras crianças vão se abraçando a essa criança (como na imagem no post). Uma criança fica de fora e é o “coletor de mandiocas”, essa criança terá como objetivo puxar a última criança da fila e tentar fazê-la soltar a fila. Assim as crianças que vão saindo vão ajudando a puxar as crianças que ainda estão na fila. Para que as “mandiocas” soltem-se pode-se puxar, fazer cócegas ou outras estratégias previamente combinadas entre o grupo.
Corrida do Saci (Heiné Kuputisü)
Trabalha: equilíbrio, motricidade, velocidade, concentração, noção espacial.
Como Brincar: as crianças ficam uma do lado da outra. É feito um risco, alguns metros a frente, que é o objetivo a ser alcançado. Uma criança por vez deve tentar ultrapassar esse risco pulando em um pé só. Não pode trocar de pé. O vencedor é aquele que conseguir chegar mais longe sem cair ou por o outro pé no chão.
Gavião e passarinhos (Toloi Kunhügü)
Trabalha: concentração, velocidade, esquiva, agilidade, percepção do tempo, noção espacial e corporal.
Como Brincar: Desenha-se na areia um risco que será o galho da árvore do gavião. Os passarinhos ficam próximo ao galho e o gavião deve tentar “caçar” os passarinhos indo engatinhando na direção deles e dando um pulo sobre o passarinho para pegá-lo. As crianças que vão sendo pegas vão saindo. O último a ser pego será o próximo gavião.
Outras brincadeiras:
As crianças indígenas também brinca de roda com músicas próprias, de fazerem arco e flecha, peteca, peão com semente, fazer colares e pulseiras de sementes, entre tantas outras brincadeiras.
Usei como referência para as brincadeiras o site, Mirim Povos Indígenas do Brasil, acesse para ver outras brincadeiras e mais conteúdo.
Para mais ideias para trabalhar sobre a temáticos indígena confira, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideias culturais de atividades para o dia do indígena:
Abraços, Shana Conzatti