Educa Criança
Brincadeiras típicas indígenas

Brincadeiras típicas indígenas: ensinando cultura em sala de aula

Trago para vocês algumas brincadeiras típicas indígenas que podemos ensinar para nossos alunos. Brincadeiras que podem ser apresentadas na semana do índio com intenção de divulgar e valorizar nossa cultura ou pelo simples fato de divertir e trabalhar vários conceitos da motricidade das crianças.

Brincadeiras típicas indígenas:

Arranca Mandioca:

Trabalha: força, equilíbrio, concentração e trabalho em equipe.

Como brincar: a primeira criança se agarra com força em um tranco de árvore ou pilar, e as outras crianças vão se abraçando a essa criança (como na imagem no post). Uma criança fica de fora e é o “coletor de mandiocas”, essa criança terá como objetivo puxar a última criança da fila e tentar fazê-la soltar a fila. Assim as crianças que vão saindo vão ajudando a puxar as crianças que ainda estão na fila. Para que as “mandiocas” soltem-se pode-se puxar, fazer cócegas ou outras estratégias previamente combinadas entre o grupo.

Corrida do Saci (Heiné Kuputisü)

Trabalha: equilíbrio, motricidade, velocidade, concentração, noção espacial.

Como Brincar: as crianças ficam uma do lado da outra. É feito um risco, alguns metros a frente, que é o objetivo a ser alcançado. Uma criança por vez deve tentar ultrapassar esse risco pulando em um pé só. Não pode trocar de pé. O vencedor é aquele que conseguir chegar mais longe sem cair ou por o outro pé no chão.

Gavião e passarinhos (Toloi Kunhügü)

Trabalha: concentração, velocidade, esquiva, agilidade, percepção do tempo, noção espacial e corporal.

Como Brincar: Desenha-se na areia um risco que será o galho da árvore do gavião. Os passarinhos ficam próximo ao galho e o gavião deve tentar “caçar” os passarinhos indo engatinhando na direção deles e dando um pulo sobre o passarinho para pegá-lo. As crianças que vão sendo pegas vão saindo. O último a ser pego será o próximo gavião.

Outras brincadeiras:

As crianças indígenas também brinca de roda com músicas próprias, de fazerem arco e flecha, peteca, peão com semente, fazer colares e pulseiras de sementes, entre tantas outras brincadeiras.

Usei como referência para as brincadeiras o site, Mirim Povos Indígenas do Brasil, acesse para ver outras brincadeiras e mais conteúdo.

Para mais ideias para trabalhar sobre a temáticos indígena confira, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: