Educa Criança
Brincando com as formas geométricas

Brincando com as formas geométricas, projeto pedagógico.

Organizei para vocês um projeto pedagógico dedicado ao Maternal, Pré-escola e Primeiro Ano para trabalhar os conceitos matemáticos das formas geométricas. Nas atividades do “Brincando com as formas geométricas” apresento o conteúdo de modo lúdico.

Brincando com as formas geométricas:

1. Formas geométricas grandes

Objetivos: reconhecer características das formas, motricidade fina e ampla, trabalhar com as percepções em 3D, tato, noção espacial, testar hipóteses de diferenciação das formas.

Como fazer:

  1. Monte as formas geométricas utilizando caixas de papelão. Desenhe a forma e recorte, ou a monte utilizando tiras de papelão aos quais você irá colar uma ponta na outra. Podem ser de tamanhos médios, como nas imagens, ou grandes o suficiente para as crianças entrarem dentro.
  2. Mostre as formas de papelão para as crianças, converse sobre a característica de cada uma, sobre número de cantos… Deixe que as crianças peguem e manuseie-as, que coloquem uma sobre a outra para compararem diferenças. Desafie-as a criarem objetos posicionando as formas umas perto das outras, por exemplo, uma casinha (ao colocar o quadrado embaixo e o triângulo em cima).Brincando com as formas geométricas
  3. Divida as formas entre a turma para serem pintadas. Pode ter uma forma por criança, fazendo de diferentes tamanhos ou faça uma de cada tipo e deixe cada criança pintar um pedaço. (Se fizer várias formas de tamanhos diferentes, depois trabalhe sobre os tamanhos, pedindo que seus alunos coloquem em ordem crescente ou decrescente).
  4. Quando a pintura estiver seca, pendure as formas com um cordão e proponha jogos de tiro ao alvo (como na imagem). Sempre relembrando o nome das formas que a criança acerta.
  5. Se você conseguiu fazer versões grandes, segure-as para as crianças passarem por dentro, fazendo um circuíto motor.

2. Preenchimento de formas:

Brincando com as formas geométricas

 

Objetivos: trabalhar limites, dentro e fora, técnicas de pintura, características das formas geométricas, motricidade fina.

Como fazer:

  1. Desenhe várias formas no papel (pode ser impressas, separe um tipo de forma para trabalhar em diferentes atividades. Um dia o triângulo, no outro o círculo…).
  2. Mostre o desenho para as crianças e questione sobre o nome e as características daquela forma.
  3. Proponha uma técnica de pintura para que aquela forma seja preenchida. Na imagem foi usada a técnica de segurar o algodão com um prendedor de roupa e mergulhar na tinta.

3. Montagem de formas geométricas:

Objetivos: noção espacial, rotagem de figuras, parte e todo, quantidades de partes, motricidade fina.

Como fazer:

  1. Recorte formas geométricas em papel colorido com riscos para marcar onde será cortado, como na imagem. E entregue para as crianças juntamente com uma folha com a forma desenhada. Converse sobre as características da forma entregue.
  2. Deixe as crianças cortarem as partes da folha colorida e montarem o quebra-cabeça na outra folha. Ajude-os a encontrarem a posição correta para a colagem.
  3. Pode ser feito com qualquer forma geométrica.

4. Com o quê essa forma se parece?

Brincando com as formas geométricas

Objetivos: percepção das formas, criatividade, composição gráfica, motricidade fina, noção esapacial.

Como fazer:

  1. Entregue uma folha para a criança com a forma geométrica colada.
  2. Após desafie a criança a criar algo com essa forma. Se as  crianças não encontrarem opções de primeira, dê ideias iniciais (um animal, casinha, chapéu…) para que em seguida as crianças avancem e criem suas próprias produções.

Gostaram do projeto?

Planos de aula e Projetos variados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I com atividades incríveis e atualizadas para a BNCC, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: