Educa Criança
Caixa de formas

Caixa de formas para berçário e maternal

Que tal montar uma caixa de formas geométricas para seus aluninhos do berçário ou maternal? Uma ideia para trabalhar formas, reciclagem de materiais, equilíbrio, tamanhos, vocabulário, semelhança e diferença, classificação, utilidade de objetos, esperar sua vez, testar possibilidades e interagir com diferentes materiais.

Caixas de formas geométricas

Material: Encontre uma caixa grande e junte sucata e objetos diversos de uso diário das crianças que possuam as formas geométricas principais (peças de jogos, utensílios de cozinha…), TNT para forrar a caixa.

Como fazer: Recorte o fundo da caixa para ficar fácil de recuperar o objetos durante a atividade. Na parte de cima da caixa recorte formas geométricas grandes o suficiente para passar o objetos. Encape a caixa com um TNT bonitinho (como na imagem do post).

Desenvolvimento da atividade:

  1. Distribua os diferentes materiais e sucatas selecionadas pela sala e deixe as crianças interagirem com estas. Aproveite para conversar/nomear o que as crianças vão pegando (nome do objeto, o que era ou é, qual sua utilidade, cor e forma geométrica).
  2. Mostre a caixa de formas confeccionada e desafie as crianças a tentarem colocar os objetos dentro desta de acordo com sua forma. Deixe que elas testem como colocar e as ajude a encontrarem o posição correta. Lembre-se de ir sempre nomeando as formas geométricas do objeto e em qual a criança está tentando colocar, trazendo conceitos de igual/pertence ou não pertence.
  3. Pode-se convidar as criança a encontrarem outros objetos com aquelas formas, mesmo que não caibam na caixa. Trabalhando o conceito de tamanhos, classificação e discriminação visual.

Planos de aula e Projetos variados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I com atividades incríveis e atualizadas para a BNCC, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

 

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: