Educa Criança
silêncio e organização em sala

Como conseguir silêncio e organização em sala?

Um dos principais desafios do professor é conseguir silêncio e organização em sua sala de aula para poder por em prática o planejamento elaborado com tanto carinho. Cada turma tem suas particularidades, mas algumas dicas podem ajudar de um modo geral a melhorar essa situação.

Dicas para conseguir silêncio e organização em sala:

  1. Tenha combinações e regras claras com sua turma. Eles precisam saber qual o comportamento que você deseja deles em determinada situação e quais as consequências se isso não acontecer. Veja dicas de como fazer isso, aqui.
  2. Chame a atenção das crianças pra você, usando um sinalizador para compreenderem que é o momento de fazer silêncio. Combine o sinal previamente com as crianças.
  • Sons de alerta: Bata palmas, assovie, conte até 3….
  • Ausência de som: pare de falar, cruze os braços e espere que as crianças se acalmem. Ou comece a falar cada vez mais baixo, as crianças pedirão silêncio aos outros pra poder ouvir.
  • Sinalize o momento com uma canção.: Pode-se usar a mesma canção para obter silêncio, pedir que venham até a roda ou para sentarem-se em seus lugares.
  • Use gestos para pedir silêncio ou mudanças no ambiente como acender e apagar as luzes.
  • Envolva os mais atentos: Faça brincadeiras do tipo quem estiver ouvindo bata palmas, uns vão puxando os outros até todos estarem batendo, depois de conseguir a atenção deles é mais fácil conseguir silêncio. Invente brincadeiras desse tipo quando as combinações anteriores não funcionarem.

É bom ter uma estratégia combinada com as crianças para elas saberem qual seu desejo com está. Mas em momentos mais agitados tenha outras estratégias para surpreender sua turma e conseguir o silêncio desejado.

3. Organize uma rotina diversificada, para incentivar que as crianças queiram passar de um momento para outro com rapidez. Por exemplo, fazer a combinação de que depois da explicação e das atividades terá uma brincadeira ou momento livre pra interagirem. Isso incentivará as crianças a fazerem silêncio mais rápido para terem mais tempo depois.

4. Proponha atividades e jogos desafiadores. Apresente o início desta atividade de modo a gerar interesse, como.: vamos fazer um jogo especial, quero ver quem consegue fazer….

5. Use os líderes naturais ao seu favor. Chame aquelas crianças que se dispersam ou que iniciam as conversas, para ajudar na distribuição de materiais enquanto está organizando a turma. Ou até mesmo para iniciar a estratégia de atenção combinada, como bater palmas.

Que outras estratégias você usa em sua sala de aula? Compartilhe nos comentários para ajudar outros professores.

Aprenda mais dicas para superar a indisciplina e poder organizar uma boa aula, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: