lidando com os conflitos em sala de aula

Uma sequência didática utilizando-se do recurso teatral para fazer uma reflexão com as crianças como podem resolver conflitos entre colegas e mesmo em suas famílias, para proporcionar relacionamentos saudáveis.

Essa didática tem como base o e-book infanto-juvenil “Clube da árvore solitária” disponível na Amazon e na nossa loja virtual. A história é uma ventura que visa incentivar o gosto pela leitura de nossos alunos, enquanto refletem sobre questões de combate do bullying e outros aspectos, contentando 10 outras ideias de atividades para do ensino fundamental ao médio.

 

Identificando conflitos e relacionamentos saudáveis em sala de aula:

Objetivos: trabalhar técnicas de empatia, amizade e respeito entre o grupo, conhecer estratégias de enfrentamento não violento.

 

Objetivos principais BNCC:

Fundamental  I: EF35LP19, EF35LP25, EF35LP29

Fundamental II: EF67LP29, EF69LP50, EF69LP52, EF89LP34

EF69AR26, EF69AR27, EF69AR28, EF69AR29

Médio: EM13LP49, EM13LP54, EM13CHS503

 

Desenvolvimento:

Momento 1: Retorne ao texto lido (Clube da árvore solitária) e questione sobre como cada personagem agia diante de um conflito ou situação complicada.  Se fugiam, ignoravam, revidavam com palavras ou com violência. A partir disso converse sobre quais as melhores formas de resolvermos nossos conflitos com outras pessoas. Saliente a importância de não fugirem, mas também não revidarem com violência.

Procure em conjunto com sua turma vídeos de especialistas falando sobre o assunto para ajudá-los nesse processo.

Momento 2: Divida a turma em grupos de 6 ou mais alunos. Cada grupo deve montar uma peça de teatro na qual irão falar sobre amizade e modos certos e errados de resolver conflitos. Deixe que se organizem e escolham quais figurinos e cenários irão criar.

Ajude-os com o roteiro do teatro, lendo e corrigindo. Além de trazer algumas ideias de possíveis mudanças na história produzida se for necessário.

Momento 3: Organize um sarau de apresentações dos teatros. Que pode ser para a escola inteira, ou apenas os pais desses alunos, ou mesmo para outra turma.

 

Complemente essa discussão aproveitando para falar sobre o combate do bullying virtual e outros modos de conflitos com nossos posts sobre o tema.

 

literatura infantil

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: