desenho com carvão

Após contar uma história para meus alunos sobre os animais existentes na África, propus que os representassem através de desenho com carvão. Eles amaram! Você pode fazer essa atividade com qualquer outra temática, ou apenas deixe as crianças experimentarem livremente o material.

Objetivos da BNCC:

Ens. Fundamental: Disciplina Artes (EF15AR04 e EF15AR23)

Ed. Infantil: Campos de experiências ET (EI01ET01, EI02ET03 e EI03ET03) e TS (EI02TS02 e EI03TS02)

Objetivos Gerais:

— Explorar novos materiais;

— Construção gráfica;

— Identificação de animais africanos;

— Autoestima;

— Criatividade.

 

Como trabalhar o desenho com carvão:

Primeiro entregue um pedaço de carvão para cada criança. Essa atividade não é aconselhada para crianças que colocam objetos na boca.

Deixe que as crianças explorem o material, descubram como risca. Questione se conhecem o material. Converse se sabem o que é o carvão e no que usamos. (Como sou gaúcha, e aqui tem muito churrasco com carvão, as crianças sabiam exatamente o que era, kkkkk).

Entregue folhas para as crianças poderem desenhar os animais com carvão, ou outro tema que você esteja trabalhando.

O desenho pode ficar vazado, apenas feito com o carvão. Ou deixe as crianças pintarem dentro com lápis ou tinta os desenhos realizados.

Obs.: O carvão suja bastante a mão, a mesa e a roupa (se as crianças tentarem limpar as mãos nas roupas). Assim tenha os mesmos cuidados que teria ao realizar uma atividade com tinta.

Espero que tenham gostado dessa arte arteira!

Abraços, Shana Conzatti

     Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

 

 

Receba as novidades em seu e-mail:

Deixe um comentário: