Educa Criança
Dinâmicas para a família na escola

Dinâmicas para a família na escola: festas, integrações e reuniões

A família é nossa parceira na educação de suas crianças, sendo importante trazer essa família para dentro das escolas. Alguns momentos propícios para isso são as festas escolares ou reuniões. Separei algumas ideias de Dinâmicas para a família na escola para divertir, fazer refletir, incentivar a afetividade entre seus membros e, com esperança, uma aproximação da família e escola.

As dinâmicas propostas podem ser combinadas em uma mesma oportunidade, ou podem ser usadas separadamente. Também podem servir para introduzir ou finalizar um momento de apresentações das crianças ou reuniões escolares.

Objetivos: incentivar a afetividade, o olhar ao outro, o toque. Percepção das características únicas de seus familiares, fortalecer os vínculos. Possibilidades para  refletir sobre as relações familiares. Valorização de todos os membros e incentivo ao respeito  mútuo.

Dinâmicas para a família na escola:

1. O sorriso ou o olhar de minha criança:

Tire fotos do rosto das crianças. Cubra com papel seus olho ou seus sorrisos. Exponha essas fotos cobertas pela metade aos pais, e solicite que estes escolham quais fotos pertencem aos seus filhos. Deixe que olhem bem para descobrir e que levem consigo as fotos.

Atrás de cada foto de seu filho pode-se colar um recadinho que a criança tenha feito para sua família ou uma mensagem sobre a importância do olhar ou do sorriso.

2. Reconheci você:

Separe grupos com quatro ou cinco famílias. Cubra os olhas de uma criança por vez e proponha que ela encontre seus familiares apenas pelo tato. A criança passa a mão no rosto de várias mães ou pais e deve descobrir qual são os seus.

Essa dinâmica também pode ser feita com o som da voz dos familiares. Cada pessoa deve dizer uma palavra positiva para seu filho que está juntamente com outras crianças também de olhos vendados. A criança quando reconhecer ser aquela a voz de seu familiar deve erguer a mão e assim a venda tirada e esta pode ir abraçar sua família.

As duas propostas podem ter a inversão de papéis, as fotos podem ser das mães ou pais e é a criança que deverá identificar seus familiares. Ou cubra os olhos dos pais e estes devem descobrir seus filhos.

4. Círculo da autoestima:

Coloque todos os membros da família sentado em um círculo, sendo que um esteja sentado de frente para o outro, como se formassem uma fila fechando o círculo. Agora ao som de uma música relaxante já propondo que o de trás faça massagem ao da frente, assim todos fazem e todos recebem massagens. Vá dizendo o que devem fazer: carinho no cabelo, massagem no ombro…

Após faça que todos virem de frente para o centro do círculo para que possam olhar um para o outro. Escolha uma pessoa da família por vez para se sentar ao centro do círculo. Os outros integrantes da família devem dizer coisas positivas sobre essa pessoa. Faça a atividades várias vezes, até todos da família terem ido ao centro.

5. Dança da família:

Entregue um ou mais balões para cada família. Coloque uma música animada e solicitem que dancem sempre mantendo o balão sem cair, devem jogar para os outros membros da família.

Depois proponha mais dificuldades: como dois membros dançarem com o balão preso entre suas cabeças, três ou quatro membros conseguirem dançar segurando o balão ao mesmo tempo… Seja criativo para incentivar a cooperação entre os membros.

Essa atividade pode ser feita com barbantes ao invés dos balões. Os membros devem segurar o barbante e dançarem, trocarem de lugar sem soltar o barbante.

6. Nossas mãos criam coisas juntas:

Proponha oficinas de criação de brinquedos com sucata, culinária, produção de artesanato, desenhos coletivos, montarem um quebra-cabeça… A ideia aqui é fornecer a possibilidade da família criar algo em conjunto. Ajude as famílias a deixarem que todos os membros participem na criação e não que apenas um monopolize tudo.

Depois traga algum texto sobre a importância da cooperação e de que como todos (sendo crianças, adultos ou idosos) são importantes para a criação do todo.

Gostaram das ideias? Compartilhem outras dinâmicas nos comentários, vou adorar descobri-las.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: