Educa Criança
estudar para concursos

Dicas infalíveis para estudar para concursos de professores!

Passar em concursos públicos é para muitos a realização do sonho de um trabalho estável que garante uma segurança financeira e emocional. Mas cada vez mais os concursos estão concorridos, e passam aqueles melhores preparados.

Depois de realizar mais de uma dúzia de concursos para o cargo de professor durante meus 25 anos de profissão, pois me mudei bastante de cidade, aprendi muito sobre o quê realmente é importante  se focar para ter mais chances de ir bem na prova. Nos primeiros concursos não fui tão bem, apesar de ter passado em todos. Então com o tempo aprendi como estudar e os últimos seis concursos que fiz passei nas primeiras vagas e fui chamada para assumir.

Percebo que muitas vezes as pessoas não sabem nem por onde começar a estudar e perdem muito tempo em conteúdos que não são tão importantes. Assim trarei algumas dicas que me ajudaram bastante e espero que dê uma luz para você iniciar seus estudos com mais chances de passar e poder realizar seu sonho.

Dicas para estudar para concursos de professores:

1. CONHEÇA O EDITAL

Leia com muita atenção o edital para não cometer erros que irão te prejudicar. Salve o edital ou o imprima e sublinhe os pontos mais importantes como:

  • Anote qual a banca que irá realizar a prova.
  • Data, horário e local da prova.
  • O quê é necessário levar no dia da prova (caneta azul ou preta, identidade…)
  • Quais, quando e como deve ser enviado os títulos (se precisa ser autenticado, entregue em lugar específico, pelo correio…)
  • Confira se você tem os pré-requisitos exigidos para assumir o cargo (não adianta se inscrever em algo que tem o risco de você não poder assumir).
  • Anote quantas questões terão a prova e suas pontuações.
  • Sublinhe quais são os conteúdos exigidos e as bibliografias sugeridas.
  • Faça uma tabela com todas as datas importantes (desde inscrição até homologação).

2. ORGANIZE O MATERIAL PARA SEU ESTUDO:

Não há tempo hábil para ler tudo que foi sugerido ou estudar todos os conteúdos de modo exaustivo. Isso te estressará e não garante que irá acertar as questões da prova. Você precisa se concentrar no que realmente é importante.

  • Baixe as leis específicas pedidas no edital como Planos de Carreiras, Lei dos servidores públicos, Lei orgânica do lugar. Leia com atenção essas leis e anote detalhes para você fazer uma revisão mais perto da prova. Anote conceitos como, por exemplo, reversão, aproveitamento e como são as regras específicas do lugar como número de vereadores, observações sobre o plano de carreira. Com o tempo você perceberá que as leis são muito parecidas de um lugar para outro e se você tiver elas bem compreendidas basta apenas decorar as particularidades. Se você tem dificuldades em compreender os termos das lei, procure por vídeos rápidos sobre cada termos ou algum que explique uma lei orgânica qualquer, por exemplo.
  • Releia as leis importantes da educação como ECA, LDB e outra que seja pedida. E faça o mesmo que a cima, anote os aspectos mais importantes e aqueles que você acha que pode confundir. Não se prenda naquelas partes que são óbvias e você já sabe.
  • Consiga uma apostila de regras e questões de português, principalmente se este é seu ponto fraco. Faça um resumo das regras que mais tem dificuldades para decorar perto da prova. Tire um tempo diário de alguns minutos para fazer questões de português para fortalecer seu conhecimento. Principalmente as que sempre caem em concurso como: crase, formação de palavras, acentuação, uso de pronomes, colocação pronominal e conjunções. (Confira no edital quais assuntos de português são sugeridos para ter uma ideia).
  • Se na prova tiver informática ou matemática se preocupe em fazer um resumo de conceitos básicos que podem cair. Normalmente são poucas questões e não somam muita nota, mas podem ser o diferenciar de ficar na frente ou não. Revise esse conteúdo, mas não se prenda muito a ele. Prefira resumos e realizar questões.
  • Se for exigido conteúdos sobre atualidades faça uma leitura rápida dos principais jornais (digitais) referentes ao ano. Leias as notícias e manchetes, observe quais assuntos mais estiveram em alta sobre política, economia, acontecimentos como desastres, e o mundo. Faça algumas anotações sobre aqueles que mais caíram para ter uma ideia. Mas normalmente essas questões são algo geral que temos ideia sem muitos estudos, se somos pessoas com hábitos de ver notícias.
  • Sobre os conhecimentos específicos não se preocupe em ler todas a bibliografia sugeridas, por minha experiência, pouco realmente cai dali. Observe a lista de conteúdos e teorias que serão cobradas e estude as concepções básicas dessas teorias.

3. DICAS IMPORTANTES PARA FACILITAR O ESTUDO

  • Estude mais aqueles conteúdos que você tem mais dificuldades, e apenas revise os que você tem mais facilidade.
  • Se preocupe em ir melhor/estudar mais os conteúdos com mais questões e com pontuação maior na prova.
  • Veja muitos vídeos na internet de professores explicando sobre o assunto que precisa estudar, e complente com leituras se desejar.
  • Leia as leis na integra mais de uma vez para se afeiçoar aos termos e perceber que as leis tem um certo sentido e que não precisam ser decorados em sua integridade.
  • Tenha as leis da Educação pedidas na ponta da língua.
  • Faça resumos com tópicos rápidos e lembretes de coisas que considera mais difíceis para reler alguns dias antes da prova e decorar.
  • Organize um calendário de estudo para não deixar nada importante de fora.
  • E para mim a dica mais importante, que uso muito e tem funcionado comigo, é BAIXE PROVAS ANTIGAS da banca e do mesmo cargo que você fará. Resolva essas provas antigas, fazendo observações sobre os conteúdos e como estes são cobrados. Sua prova não terá as mesmas questões, mas você saberá como essa banca costuma cobrar os conteúdos, quais são mais recorrentes e quais nunca aparecem. Isso te ajudará a organizar o quê dar mais atenção para estudar, além de ser um ótimo exercício para revisar conteúdos e ir treinando para o dia da prova. (Site para baixar provas diversas – Pciconcursos , QConcursosEstudegrátis, Folha Dirigida)

Dicas para o dia da prova

Muitas vezes estudamos certo, mas chega na hora da prova entramos em pânico e pomos tudo a perder. Então deixo algumas dicas para amenizar os transtornos deste momento.

  • Assim quem souber o local da prova já estabeleça como irá chegar ao local, se puder visite-o antes do dia. Saiba se tem ônibus disponíveis e quais os horários, como é o trânsito. Se for um lugar que não conhece, procure no mapas Google ou no GPS do seu celular como chegar ao local. Já me aconteceu de nenhum meio digital conseguir encontrar a localidade da prova, neste caso ligue para a prefeitura responsável pelo concursos e solicite informações de como chegar ao local. Se você estiver tranquila para chegar, não ficará tão nervosa.
  • Se organize para chegar antes para poder escolher um lugar que te agrade e quem sabe fazer uma última revisão.
  • Tenha certeza que está levando tudo que precisa para fazer a prova.
  • Durante a realização da prova mantenha a calma. Você já fez várias provas parecidas com aquela, se seguiu minha dica de baixar as provas antigas da banca, então é só ir com calma. Antes de sair lendo os textos gigantescos (se houverem) leia primeiro as questões referentes aquele texto, para então ler o texto. Assim você já tem ideia o que procurar no texto e ganha tempo.
  • Não se prenda as questões que não sabe. Faça primeiro todas as que são fáceis para você, como ir direto aos conteúdos que você domina ou tem decorado para depois ir aos outros.
  • Depois de fazer as questões mais fáceis, você ganhou tempo e está mais tranquila. Volte para as questões difíceis e se concentre nelas.
  • Tenha MUITO CUIDADO e ATENÇÃO ao passar as respostas para a grade de gabarito. Confira uma por uma para não marcar de modo errado e perder uma questão que estava certa.
  • Se seu tempo de prova estiver acabando e tiver questões que você não tem a mínima ideia qual é a resposta, veja na prova qual a letra que caiu menos e marque todas as que você tiver dúvidas nessa questão. Talvez você consiga ganhar alguma. Mas só faça isso se não tiver mesmo nenhuma ideia do que responder.

Essas são algumas estratégias que uso e tem dado bons resultados para mim. Espero que também te ajude! Estude bastante e não desista, se não der nesse tente o próximo.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: