Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Educa Criança
Fantoche da CUCA

Fantoche da CUCA com caixinhas

Que tal construir um fantoche da cuca com caixinhas? As crianças irão adorar brincar e aprender com a lenda da cuca com esse recurso. Essa atividade trabalha a criatividade, oralidade, percepção de sólidos e formas geométricas, pintura em superfícies diferentes.

Fantoche da Cuca com caixinhas:

Material:

  • Caixinhas variadas (pelo menos duas de mesmo tamanho para cada criança): pasta dente, chá, leite, remédio….
  • Tinta verde
  • Papel ou Retalhos de EVA brancos
  • Retângulos vermelho de papel ou feltro do tamanho interno das caixas
  • Tesoura, cola quente e durex
  • Botões ou miçangas para fazer o nariz da cuca
  • Caixas de ovos
  • Lã ou tiras de crepom laranja.

Como montar:

  1. Junte duas caixinhas de mesmo tamanho colando-as com durex de modo que as duas fiquem com as aberturas para o mesmo lado, para as crianças poderem por os dedos dentro. Fantoche da CUCA
  2. Deixe as crianças escolherem qual o par de caixas elas desejam. Permita que as crianças pintem as caixas em todos os lados externos. (Para crianças do maternal, pode-se entregar as caixas separadas e uni-las depois de secas).
  3. Após a tinta secar, entregue retalhos de EVA ou papel branco para as crianças cortarem os dentes da cuca.
  4. Chame uma criança por vez e a ajude a montar a Cuca. Cole o papel vermelho na parte interna das caixas para formar a boca e cole os pedaços de papel branco na lateral das caixas para formar os dentes. Sobre a caixa superior cole os botões para fazer o nariz e dois gominhos da caixa de ovos para fazer o olhos. Deixe as crianças colarem crepom ou lã para formar o cabelo.

Como brincar:

Conte a lenda da Cuca para as crianças e as incentivem a reproduzirem a lenda brincando com o fantoche produzido.

Ao ir montando o fantoche, pode-se trabalhar contagem ao perguntar quantos dentes couberam na boca da Cuca, assim como questionamentos de onde fica o nariz ou os olhos. Aproveite esse momento de montagem para produzir questionamentos pedagógicos e gerar aprendizagens individuais aos seus alunos.

Mais atividades sobre folclore, aqui.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: