Festa de Encerramento: como organizar?

Ao final do ano letivo normalmente as escolas fazem uma festa de encerramento, por minha experiência, sei como isso gera grande estresse. Assim trago algumas dicas para você montar a festa da sua escola com tranquilidade.

Planejamento para a festa de encerramento:

  1. TEMA DA FESTA: Antes de mais nada, decida com a equipe de professores qual será o tema da festa. Algumas escolas optam pelo tema natalino, algumas para diversificar escolhem um tema geral para toda a escola. Ao escolher o tema, se pergunte qual é a mensagem que deseja passar para as crianças e suas famílias? (Exemplos: Preservação da natureza, gentileza ao próximo, importância da água, destacar diferentes culturas, trabalhar em cima de livros infantis, mostrar pintores/escritores famosos, experimentos científicos, mostrar os projetos desenvolvidos durante o ano…)
  2. ORGANIZAÇÃO DAS ATRAÇÕES: A festa será composta apenas por apresentações das crianças? Haverá exposição de trabalhos confeccionados pelas crianças? Haverá algum momento de participação dos familiares? Será servido algum lanche/janta? Se sim, como isso será organizado? Haverá algum convidado para palestrar ou se apresentar?  Durante a festa terá um momento de formatura? (Divida entre os professores as tarefas e já deixe estipulado se precisarão preparar trabalhos a serem expostos e que tipos de apresentações serão realizadas. Se serão apresentações individual por turma ou coletivas ou apenas como um show de talentos daquelas crianças interessadas em se inscreverem para apresentar).
  3. ESCOLHA DO LUGAR: Pense se a escola tem lugar suficiente para que a festa de encerramento ocorra de modo adequado. Se for preciso escolher outro lugar observe o espaço e o custo. Ao escolher o lugar, pense em como irá organizá-lo. Onde os familiares irão assistir as apresentações, onde ficarão os trabalhos, por onde as pessoas irão entrar. Se as crianças ficarão com os pais até o início da festa ou se as crianças ficaram em um lugar “reservado” com seus professores até o final das apresentações.
  4. DECORAÇÃO: Analise o material disponível para decoração na escola. Pense se a decoração será comprada ou feita na escola. Quando/como e por quem será feito essa decoração? Se a decoração terá ajuda dos alunos, família ou não? Onde será posto tais decorações: na entrada do lugar, no palco, nas salas…
  5. FIGURINO: Converse com as professoras para ver como suas turmas irão se vestir. Pense se precisarão ser feito figurinos? Quem irá fazer? Quanto irá custar? Se as crianças devem vir de casa com alguma roupa específica, mandar um bilhete pedindo a roupa o quanto antes. As crianças virão prontas de casa ou serão vestidas pelos professores, para isso precisam chegar antes do início da festa.
  6. RECURSOS: Confira se o lugar tem acesso a todos os recursos necessários. Se a escola precisa levar ou alugar telões, microfone, som, notebook, extensão… Se for servido lanche/janta se tem onde armazenar os alimentos, pratos, garfos, copos… Organize se haverá fotos ou vídeo em telão, e a necessidade de todos os recursos para que a festa ocorra de modo adequado.

Engajamento para a festa de encerramento:

  • Envolva os alunos o máximo que puder com a festa, assim terá maior apoio destes.
  • Após decidirem como será as apresentações, inicie com os ensaios. O melhor que sejam intercalados em dias para as crianças não ficarem estressadas e o ensaiar se tornar uma tortura ao invés de algo legal. Observe as crianças, aquelas que não se sentem bem em apresentar, tente mudar seu papel na apresentação ou encontrar outra maneira desta participar.
  • Incentive os alunos sobre o tema da festa para que façam com seus professores os trabalhos a serem expostos.
  • Proponha momentos coletivos com professores e alunos para organizarem a decoração.
  • Antes do dia da festa faça um ensaio geral no lugar da festa. Apresente para a equipe e para as crianças a sequência das atrações, comente como será a organização, onde os pais ficarão. E faça as combinações necessárias sobre o comportamento esperado.

Dicas para o dia da festa de encerramento:

  • Apresentações: Chame as crianças para se organizarem com seus professores antes do início da apresentação, assim estes podem acalmar as crianças e organizarem roupas ou detalhes de última hora.  Se a criança começar a chorar durante a apresentação, não force que ela apresente. Se for possível tenha um profissional disponível para acolher essa criança (dando a mão ou pegando no colo durante a apresentação). Também pode-se convidar um familiar para estar ali com a criança.
  • Amostra de trabalhos: Prenda os trabalhos pelas paredes e sobre mesas. Deixe bastante espaço para as pessoas se movimentarem. Marque com etiquetas visíveis informações do motivo e dos objetivos daqueles trabalhos e turmas. Deixe que as crianças mostrarem seus trabalhos e explicarem aos seus familiares. Se há crianças pequenas na sua escola, organize o espaço de modo que as crianças não possam puxar e estragar os trabalhos,  evitando confusões entre as famílias.
  • Discursos: seja breve em discursos e falas, principalmente se as crianças estiverem esperando com suas famílias. Você quer passar uma mensagem e quer que as pessoas prestem atenção e não que os pais estejam a “correr atrás das crianças impacientes”.
  • Imprevistos: Sempre acontecem! Tenha uma plano B preparado, uma mensagem extra ou um CD com músicas e fotos caso precise preencher algum momento. Se ocorrerem erros técnicos levante a cabeça e siga como der, não deixe a festa ser estragada por causa disso.

Espero que essas pequenas dicas ajudem a pensar a organização da festa de encerramento de sua escola!

Bom encerramento!

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://educacrianca.com.br/lojinha/

 

comentários

Compartilhe sua prática! Amamos comentários!