gato xadrez

Trago para vocês uma sequência didática do livro infantil O gato Xadrez de Bia Villela. Uma livro com poucos escritos que trabalha cores e rimas. Este é um livro perfeito para trabalhar na Ed. Infantil, mas também pode ser trabalhado nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.

História: O gato Xadrez

“Era uma vez um gato xadrez
Caiu da janela e foi só uma vez.

Era uma vez um gato azul
Levou um susto e fugiu pro sul.

Era uma vez um gato Vermelho
Entrou no banheiro e fez careta no espelho.

Era uma vez um gato amarelo
Esqueceu de comer e ficou meio magrelo.

Era uma vez um gato verde
Ele era preguiçoso e foi deitar na rede.

Era uma vez um gato colorido
Brincava com os amigos
E era muito divertido.

Era uma vez um gato laranja
Ficou doente e só queria canja.

Era uma vez um gato marrom
Olhou pra gata e fez “Rom Rom”.

Era uma vez um gato rosa
Comeu uma sardinha deliciosa.

Era uma vez um gato preto
Era teimoso e brincou com um espeto.

Era uma vez um gato branco
Era tao sapeca que pulou do barranco.

Era uma vez um gato Xadrez…
Quem gostou desta história que conte outra vez…”

Sequência didática: O gato xadrez

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental:  Português (EF12LP18,  EF12LP19)

Ed. Infantil:  ET (EI01ET01 e EI02ET05 e EI03ET05) e EF (EI01EFo2 e EI02EFo2 e EI03EFo2)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1. Contando a história:

Objetivos: Apreciar histórias, perceber imagens, reconto, apreciar rimas.

Organize um momento de contação da história para as crianças conhecerem e apreciarem a história. Adquira o livro e o leia ou utilize outros recursos como mostrar imagens dos gatos e ir trocando seus “pelos” (como ensina o vídeo, AQUI). Para complementar a história mostre o vídeo do Varal de Histórias, aqui, no qual ela aumenta a história trazendo novas rimas.

Após converse com as crianças sobre a história, ouça o quê eles gostaram, o quê eles lembram. Deixe que alguns recontem a história para os colegas. Questione se eles perceberam quais palavras são parecidas (rimam).

2. As cores:

Objetivo: Relacionar a cor ao seu nome, perceber as diferentes cores, produção artísticas.

Educação Infantil:

  • Entregue uma folha com vários desenhos de gatos e vá solicitando que a criança pegue uma cor de giz por vez para pintar o gato. Diga uma cor e ajude a criança a encontrar aquela cor para pintar.
  • Após faça gatos maiores que em cada momento/dia as crianças pintarão de modo coletivo com a tinta da cor daquele gato. Depois exponha esses gatos coloridos na sala.
  • Usando os gatos expostos na sala faça brincadeiras de encontrar: você diz uma cor e uma criança ou o grupo deve correr e tocar o gato da cor certa.
  • Para crianças a partir dos 4 anos, faça dobradura com papeis coloridos fazendo a cabeça dos gatos, como mostrado no vídeo do Varal de Histórias.

1° e 2° Anos do Fundamental:

  • Cole no quadro figuras de gatos com cores diferentes. Faça fichas com a escrita do nome das cores. Faça a brincadeira de espalhar as fichas e chamar uma criança por vez ou em dupla para que a criança cole o nome da cor ao lado do gato correto.
  • Entregue folhas com gatos e peça para as crianças pintarem cada gato com uma cor. Depois recortarem os gatos e colarem no caderno.
  • Ao lado de cada gato a criança deve escrever o nome daquela cor, pode-se fazer de modo coletivo ajudando as crianças a encontrarem as letras necessárias.
  • Depois questione sobre que outras cores as crianças conhecem, entregue um quadrado para essas crianças pintarem com as novas cores e depois as ensine a fazer dobraduras de gato e escreverem o nome das novas cores.

3. Rimando:

Objetivos: Conhecer rimas, identificar sons finais, criatividade, produção textual, vocabulário.

Educação Infantil:

  • Reconte a história dando ênfase nas rimas. Brinque com as crianças repetindo as palavras que rimam (branco/barranco).
  • Traga músicas que tenham rimas e cante com as crianças, brinque de roda, dando ênfase na voz sempre que as palavras que rimam aparecem.
  • Para as crianças a partir de 3 anos sente com elas em roda e brinque de encontrar a rima, vá dizendo palavras (pode ser outras cores ou nomes de animais, frutas…) e as crianças devem tentar dizer algo que rime com a palavra. Ajude-as a encontrarem as palavras.

1° e 2° Anos do Fundamental:

  • Reconte a história dando ênfase nas rimas. Questione as crianças se elas encontram quais palavras rimam e por que estas rimam, deixem que percebam que devem ter o mesmo final sonoro.
  • Escreva no quadro as palavras que rimam uma ao lado da outra (branco/barranco). Chame as crianças ao quadro para circularem quais são as sílabas que estão rimando uma com a outra.
  • Coloque as crianças em roda e brinque de cada criança encontrar uma palavra que rime com seu nome, depois que utilize essa rima e seu nome para fazer uma frase oralmente.
  • Faça com as crianças um texto coletivo em um cartaz, refazendo a história do gato xadrez com outras cores e outras rimas. Ajude as crianças a organizarem a escrita do texto e das palavras. Sublinhe as palavras que rimam e deixe as crianças decorarem o cartaz: Que sublinhe o nome das cores com a cor correspondentes e façam desenhos abaixo das palavras que rimam representando-as, como se estivessem ilustrando a história. Exponha o cartaz coletivo na sala.

4. O gato:

Objetivos: Percepção das características dos animais, curiosidades e respeito aos animais.

gato xadrez

 

Seja na a Educação Infantil ou com o Ensino Fundamental, aproveite o tema para questionar as crianças sobre suas curiosidades sobre o animal Gato e falar sobre suas características (quantas patas, sons que faz, como se comporta). E a relembrar sobre como devemos tratar os animais. Pode-se fazer uma pesquisa ou um projeto ou apenas marcar uma aula para sanar as curiosidades sobre o gato.

Construa um mascote (gato) em sala para as crianças cuidarem e brincarem. Pode ser um gatinho de tecido ou de embalagem de amaciante como na foto. Use a criatividade!

Gostaram das dicas?

 

Mais ideias lúdicas para trabalhar cores:

 

Abraços, Shana Conzatti 

Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

6 Comentários

    1. Author

      Fico feliz em ajudar. <3

  1. Ameii, obrigada

    1. Author

      Obrigada pelo carinho.

  2. maravilhosa, simplesmente maravilhosa voce e uas ideias. obrigada por compartilhar!

    1. Author

      Obrigada. Fico feliz em ajudar. 🙂

Deixe um comentário: