Consciência Negra

Pensando sobre a consciência negra me deparei com a tirinha à cima que me pôs a pensar sobre a origem das palavras que usamos sem pensar, mas que vão normalizando preconceitos. Deste modo montei uma sequência didática sobre o tema para ser trabalhado no Ensino Fundamental, aproveitando a temática da consciência negra.

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF15LP02, EF15LP03, EF35LP05, EF35LP12)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

Sequência Didática: Consciência Negra

1. Leitura e interpretação:

  • Ler com as crianças a tirinha. Proporcionar momento coletivo de reflexão com perguntas como: Por quê a menina diz ser difícil ter autoestima? Consideram as palavras mencionadas preconceituosas? Por quê sim ou por quê não?
  • Permita uma discussão saudável sobre o tema. Incentive que as crianças tragam para o grupo outras palavras que consideram ser preconceituosas, deixando que as crianças contem situações em que observaram ou sofreram tais preconceitos.

2. Origem das expressões populares:

  • Realize pesquisas com seus alunos sobre a origem das expressões da tirinhas e outras populares, para incrementar a discussão. Faça pesquisas na internet com seus alunos, ou leve folhas impressas já com as pesquisas. Duas sugestões para pesquisa: Modifica e Geledés.
  • Diante da origem das expressões em mãos. Proponha novas discussões sobre o tema. Faça no quadro duas listas, de acordo com o quê as crianças vão trazendo, sobre as expressões com origem racistas e as que em um primeiro momento não parecem ter relação direta com preconceito racial.
  • A partir do 3° ano, as crianças podem copiar no caderno o significado e origem de cada expressão.

3. Modificando padrões:

  • Procure em dicionários na internet (como este) ou questione as crianças quais sinônimos poderiam substituir as expressões preconceituosas.
  • As crianças podem também inventar novas expressões.
  • Faça um cartaz com as novas expressões (com seus significados) para incentivar o uso destas em sala de aula e escola.

4. Palavras populares trazidas da África

  • Como forma e incentivar a autoestima e mostrar que existem muitas outras expressões e palavras que ao invés de menosprezar valorizam a cultura africana, traga listas de palavras com origem africanas que usamos em nosso cotidiano (270 palavras de origem africana).
  • Deixe as crianças descobrirem seus significados. Podendo fazer jogos de perguntas e respostas: um aluno lê uma palavra e  o outro deve adivinhar o significado.
  • Escreva as palavras em uma folha e os significados em outra, recorte-os. E desafie as crianças a montarem o quebra-cabeça: juntando a palavra ao seu significado.

5. Complemento da leitura:

  • Vá com as crianças na biblioteca da escola ou traga histórias infantis que mostrem um pouco da cultura africana e traga questões de respeito e empoderamento.
  • Pode ser feito a leitura em sala, escolhendo textos diversos durante o mês de novembro (dicas de histórias, AQUI).
  • Proponha resumos e também reescritas das histórias contadas, na qual eles podem acrescentar novas situações e comentários relacionando a suas realidades.
  • Durante as leituras vá anotando palavras com origem africana que não conheçam e também se houver outras expressões que possam trazer preconceito mesmo que o autor não tenha tido a intenção, para discutir essas palavras em sala.

Mais atividades sobre a Consciência Negra, aqui.

 

atividade consciência negra

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

2 Comentários

    1. Author

      Obrigada pelo carinho.

Deixe um comentário: