Educa Criança
Consciência Negra

Interpretação de texto: Consciência Negra

Pensando sobre a consciência negra me deparei com a tirinha à cima que me pôs a pensar sobre a origem das palavras que usamos sem pensar, mas que vão normalizando preconceitos. Deste modo montei uma sequência didática sobre o tema para ser trabalhado no Ensino Fundamental, aproveitando a temática da consciência negra.

Sequência Didática: Consciência Negra

1. Leitura e interpretação:

  • Ler com as crianças a tirinha. Proporcionar momento coletivo de reflexão com perguntas como: Por quê a menina diz ser difícil ter autoestima? Consideram as palavras mencionadas preconceituosas? Por quê sim ou por quê não?
  • Permita uma discussão saudável sobre o tema. Incentive que as crianças tragam para o grupo outras palavras que consideram ser preconceituosas, deixando que as crianças contem situações em que observaram ou sofreram tais preconceitos.

2. Origem das expressões populares:

  • Realize pesquisas com seus alunos sobre a origem das expressões da tirinhas e outras populares, para incrementar a discussão. Faça pesquisas na internet com seus alunos, ou leve folhas impressas já com as pesquisas. Duas sugestões para pesquisa: Modifica e Geledés.
  • Diante da origem das expressões em mãos. Proponha novas discussões sobre o tema. Faça no quadro duas listas, de acordo com o quê as crianças vão trazendo, sobre as expressões com origem racistas e as que em um primeiro momento não parecem ter relação direta com preconceito racial.
  • A partir do 3° ano, as crianças podem copiar no caderno o significado e origem de cada expressão.

3. Modificando padrões:

  • Procure em dicionários na internet (como este) ou questione as crianças quais sinônimos poderiam substituir as expressões preconceituosas.
  • As crianças podem também inventar novas expressões.
  • Faça um cartaz com as novas expressões (com seus significados) para incentivar o uso destas em sala de aula e escola.

4. Palavras populares trazidas da África

  • Como forma e incentivar a autoestima e mostrar que existem muitas outras expressões e palavras que ao invés de menosprezar valorizam a cultura africana, traga listas de palavras com origem africanas que usamos em nosso cotidiano (270 palavras de origem africana).
  • Deixe as crianças descobrirem seus significados. Podendo fazer jogos de perguntas e respostas: um aluno lê uma palavra e  o outro deve adivinhar o significado.
  • Escreva as palavras em uma folha e os significados em outra, recorte-os. E desafie as crianças a montarem o quebra-cabeça: juntando a palavra ao seu significado.

Mais atividades sobre a Consciência Negra, aqui.

Planos de aula e Projetos variados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I com atividades incríveis e atualizadas para a BNCC, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: