Educa Criança
Jogo das partes do corpo

Jogo das partes do corpo com caixas de leite

Que tal fazer um jogo das partes do corpo com material reciclado para trabalhar na Educação Infantil questões de localização, nomenclatura corporal, percepção das diferenças, reflexão sobre vestimentas, noção de semelhanças e lateralidades.

Como fazer o jogo das partes do corpo:

Material:

  • caixinhas de leite limpas (ao menos 7 para cada corpo, pode ser feito mais de um conjunto para as crianças testarem as possibilidades de combinações).
  • Papel pardo para encapar as caixas.
  • Imagens impressas ou desenhadas das partes do corpo.
  • Tesoura e durez.
  • Plástico transparente ou contact, se desejar encapar as peças para garantir a durabilidade do jogo.

Como fazer:

  • Forre as caixas com papel pardo.
  • Pinte as imagens das partes dos corpos ou convide seus alunos a pintarem.
  • Cole cada parte do corpo em uma caixa de modo que dê para montar depois o quebra-cabeça. Aproveite para colocar duas opções de cada parte do corpo, colando uma em cada lado. Por exemplo um lado da caixa pode ter um menino e no outro uma menina, assim as crianças terão que prestar atenção para montar as partes iguais.
  • Se desejar cubra as caixas com plástico transparente para durarem.

Opções de jogabilidade e atividades:

Jogo das partes do corpo

Entregue as caixas para sua turma. Deixe que, em grupo, eles tentem formar o corpo. Conforme a idade das crianças é importante você orientar a montagem com perguntas como: as pernas vão embaixo ou em cima? Esse braço é igual ao outro?

Depois de montado o quebra-cabeça trabalhe nomeando as partes do corpo e aproveite para fazer perguntas sobre convenções culturais como que tipo de roupa meninos ou meninas usam.

Ou faça duas equipes de crianças. Deixe as partes de dois conjuntos do jogo juntos e cada equipe deve completar o corpo de modo correto  no menor tempo possível. Também pode-se trabalhar o movimento, desafiando as crianças a montarem o jogo como se “o menino” estivesse abanando, ou dançando, ou chutando uma bola…

Após as crianças reproduzir o corpo através do desenho (usando como modelo o quebra-cabeça montado no chão ou sobre uma mesa).

Este jogo pode fazer parte de um projeto sobre o assunto, sendo um ponto de partida para trabalhar outras atividades. Confira algumas ideias, aqui.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: