Educa Criança

Jogo matemático da Uva: Maternal, Pré-escola e Séries Iniciais

Criei esse jogo matemático da Uva para trabalhar quantidades, cores, atenção, conceito de regras, escrita dos números. Sendo jogável no Maternal, Pré-escola e Séries Iniciais.

Jogo matemático da Uva conforme o nível escolar:

  • Imprima a cartela da uva e suas fichas coloridas ou as cartelas em preto e branco e deixe as crianças pintarem. (salve as imagens no seu computador e imprima do tamanho que desejar).
  • Cole as cores ou os números em um dado grande, para saber como fazer dados, clique aqui.

Maternal:

Regras: Coloque a cartela ao meio das crianças sentadas em círculo. E deixe as fichas cortadas ao centro.  Uma criança por vez joga o dado. Ela deve pegar a uva com a cor saída no dado e por na uva. O jogo termina quando conseguirem completar a uva. Quando não tiver mais fichas da cor que cair, a criança joga o dado novamente. Se você tiver mais crianças na turma do que o número de uvas, reinicie o jogo para todos poderem jogar.

Pré-escola:

Regras: Uma cartela por criança. Cada criança deve jogar o dado por vez. E pegar o número de uvas conforme o número saído no dado. Ganha quem conseguir completar primeiro a uva. (Para ficar mais difícil, na última a criança só pode completar sua uva quando cair o número exato no dado que ela precisa.)

Séries Iniciais:

Regras: Peça que as crianças escrevam em suas cartelas números de tanto a tanto, ou letras aleatórias, ou sílabas. (para as cartelas ficarem diferentes, estabeleça um intervalo grande de possibilidades). Agora jogue como um bingo. Você deve mostrar ou dizer números/letras/sílabas. E as crianças vão pintando as uvas que correspondem ao o que você disser. Quem conseguir completar primeiro sua cartela ganha. Se desejar reaproveitar o jogo para outros momentos, peça que as crianças apenas marquem suas cartelas com bolinhas de papel. Assim pode-se jogar mais vezes.

Confira jogos pedagógicos diversos e únicos para sua sala de aula, AQUI.

Gostaram?

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: