atividades de leitura inicial

Trabalhar a leitura vai além da codificação da junção das letras, e nos primeiros anos de alfabetização incentivar uma leitura inicial e coletiva de modo sistemático e mais lúdico é de extrema importância. Trago algumas ideias simples que podemos fazer durante nossa rotina alfabetizadora nos 1° e 2° anos do ensino fundamental.

 

Atividades de leitura inicial e coletiva: EF12LP02

 

OBJETIVOS:

  • Treinar a fluência da leitura oral
  • Atenção e concentração na leitura coletiva
  • Compreensão do quê é lido.
  • Identificar diferentes gêneros literários.

 

COMO FAZER:

Material:

  • Caixa de leitura decorada (pode ser uma caixa de sapato)
  • Cartões com textos de diferentes gêneros (notícias, história de ficção, poesias, letras de músicas, tirinhas, rótulos de embalagens…)
  • Dado com perguntas literárias (nome dos personagens, sobre o que fala a história…)
  • Imagens com o título das histórias e a imagem

Desenvolvimento:

1) Coloque dentre de uma caixa decorada diferentes tipos de textos curtinhos. Ou solicite que uma criança por vez seja a responsável de trazer um texto de sua escolha para a escola. No começo da aula retire um texto da caixa, ou pegue aquele trazido por seus alunos. O objetivo é uma criança por vez ler uma parte do texto em voz alta para o resto. Após faça perguntas sobre o quê foi lido como: Sobre o quê era esse texto? Em que outros lugares encontramos textos semelhantes? E outras mais específicas sobre o conteúdo do texto.

Não é preciso que todas as crianças leiam no mesmo dia, pode-se organizar a turma em pequenos grupos e cada dia um desses grupos irá selecionar o texto e fazer a leitura coletiva em voz alta.

 

2) Vá com seus alunos pelo uma vez na semana na biblioteca da escola para escolherem histórias para lerem que podem ser feitas em um local agradável da escola ou em casa. O objetivo é a leitura pela leitura, não faça perguntas sobre a leitura, contudo ouça se alguma criança vier animada lhe contar sobre o quê leu.

Se não houver biblioteca na escola, monte uma estante com alguns livrinhos desses baratinhos em sala de aula que podem ser adquiridos por doações, ou com o dinheiro de uma rifa, por exemplo. É importante ter esse material a disposição das crianças se desejamos que elas se tornem leitores e também para aprimorar suas habilidades leitoras.

 

3) Com os livrinhos da biblioteca ou da sala faça também rodas de leitura. Cada criança lê um livro e depois conta aos colegas o quê achou e entendeu da história.

Outra ideia é deixar os livrinhos como um “prêmio” pra os que vão terminando as atividades, assim eles se concentram lendo os livrinhos e o professor pode dar maior atenção aos que ainda estão realizando a atividade.

 

4) Traga um texto para ser lido coletivamente (cada criança pode ler uma parte ou deixe que leem em pequenos grupos para depois retornar ao grande).  Pegue o dado das frases literárias, uma criança por vez o joga e responde a questão do dado ao pensar na história lida. Permita que todas as crianças joguem o dado, quando as perguntas se repetirem, incentive-as a não repetir as palavras dos colegas, podem expressar uma mesma ideia com palavras diferentes. E quando as repostas forem diferentes converse com eles mostrando que podemos ter percepções diferentes sobre um mesmo texto.

Mas se a resposta for algo que demonstre que a criança não compreendeu o quê leu, questione onde no texto ou por que ela teve essa percepção? Pode ser que seu aluno não consiga ainda fazer uma leitura global, só lendo as palavras, mas sem conseguir juntá-las em significados. Não humilhe a criança a frente dos outros, mas a ajude a encontrar uma resposta mais adequada e se ofereça para ler novamente o texto com essa criança, assim ela ouvindo a leitura poderá pensar melhor em sua resposta. Essa correção não precisa ser no coletivo, e sim em outro momento enquanto os outros colegas estão fazendo outra atividade.

 

5) Use as fichas com os títulos das histórias e as imagens para a criança descobrir qual imagem representa a história ou mesmo para iniciar contação espontâneas de histórias já conhecidas. Ou mesmo responderem perguntas usando o dado de perguntas sobre aquelas histórias.

 

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.

apostilas do 2° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

Dica extra:

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: