Trago duas ideias lúdicas para trabalhar atividades matemáticas com a história da Chapeuzinho Vermelho na Ed. Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNC. (Sequências didáticas presentes no plano de aula completo da Chapeuzinho Vermelho, AQUI).

 

Atividades matemáticas lúdicas:

 

1) Gráfico dos personagens preferidos:

Principais objetivos da BNCC: EI02ET07, EI03ET07, EI03ET08 – EF01MA21, EF02MA23

Objetivos principais: identificar nome dos personagens e suas preferências, realizar contagem e noção de soma, perceber a utilidade dos gráficos.

MATERIAL:

  • Papel pardo ou cartolina
  • Papel colorido e papel branco
  • Canetinas e lápis de cor

gráfico personagens preferidosInicie questionando quais são os personagens da história. Vá anotando no quadro esses personagens, então peça para seus alunos os desenharem.

Escolha um desenho de cada personagem e cole no papel pardo, mostre para seus alunos para eles saberem qual personagem é cada desenho. Entregue uma bolinha de papel colorido para cada criança (com cores diferentes entre meninos e meninas).

As crianças colam a bolinha ao lado do seu personagem preferido. Após trabalhe a contagem de quantas bolinhas tem em cada personagem: aproveite para fazer perguntas se algum personagem tem mais meninos ou meninas, quantos a mais, qual personagem tem menos bolinhas… E assim fazendo em conjunto a contagem parcial, total e de somas (um personagem com outro, ou meninos e meninas de um mesmo personagem).

 

2) O caminho da casa da vovó:

Principais objetivos da BNCC: EI01CG02M EI01ET01, EI02ET07, EI02CG02, EI03ET07, EI03CG03 – EF01MA011, EF02MA02, EF12EF01, EF12EF02

Objetivos principais: trabalhar motricidade ampla ao pular, perceber regras e noção de espera ao outro, trabalhar sequência numérica e quantidades ou sensações sensoriais ao nomear diferentes materiais.

MATERIAL:

  • Papel pardo comprido
  • Canetina e giz de cera
  • Dado com os números ou quantidades
  • Diferentes materiais com texturas variadas (algodão, terra, caixa de ovo, tecidos, lixa…) – para os bebês.

Crianças de 3 até 8 anos: Monte um caminho comprido com o papel pardo. Em uma ponta peça para seus alunos desenharem a casa da Chapeuzinho. Na outra ponta a casa da vovó. Ao meio divida a tira com números de acordo com a quantidade que deseja trabalhar com seus alunos. Deixe que pitem e decorem o caminho.

Quando estiver pronto comente que é o caminho da casa da vovó, e faça com eles a contagem da sequência numérica presente no jogo apontando os números indicados. Para jogar: uma criança por vez atira o dado e deve pular quantas casas o dado indicou e ir atirando o dado até conseguir vencer. Ou faça em duplas e assim ganha quem conseguir chegar primeiro.

Bebês até 2 anos: Ao montar o caminho ao invés de desenhar os números faça um caminho até o número 5. E cole sobre a escrita do número diferentes materiais. Ou seja, em cada número uma textura. A brincadeira é deixar os bebês passarem a mão e andarem sobre as diferentes texturas, conforme as crianças vão passando aproveite para nomear o número que o bebê está em cima. E depois refaça o caminho falando sobre as texturas. Esse caminho da vovó pode ser colado na parede de modo que as crianças alcancem para poder passar a mão e sentirem as texturas novamente em outros momentos.

 

Outras ideias para trabalhar Chapeuzinho vermelho abaixo.​

sequência didática chapeuzinho vermelho

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Ideias extras de jogos com números e cartas:

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: