Organizei as atividades que irei enviar para minha turma nesse início de Junho sobre o meio-ambiente, e pensei que poderiam ser úteis para seus planejamentos. Sendo assim, compartilho com vocês algumas ideias simples a serem feitas utilizando os materiais da natureza para trabalhar o meio-ambiente em atividades remotas ou em sala de aula.

 

Meio-ambiente para casa ou em sala de aula

Para a realização das atividades propostas precisamos pedir para as crianças juntarem em seus pátios ou pela rua materiais da natureza que encontrem caídos, como folhas, galhos, frutinhas, flores, pinhas… Ou envie para a casa das crianças uma caixa ou saquinho contendo alguns materiais da natureza os quais deseja que seja usado nas atividades.

1) Desenho com materiais da natureza

Objetivos Gerais: Fazer desenhos com materiais diversificados, Contagem de materiais, classificação, contato com diferentes materiais.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: TS (EI02TS02 – EI03TS02) ET (EI01ET01, EI01ET05 – EI02ET05, EI02ET07 – EI03ET05, EI03ET07)
  • Fundamental: Arte (EF15AR04) Matemática (EF01MA09)

Como fazer:

  1. Com os materiais da natureza encontrados peça para a criança produzir desenhos na chão usando esses materiais, pode ser fazendo o esquema corporal (seu autorretrato) ou casinhas, flores, ou seja, solicite o tipo de desenho mais adequado para a idade de sua turma. Faça essa proposta  para as crianças de 3 ano em diante. Para os menores deixe apenas que explorem os materiais enviados.
  2. Depois da construção pronta no chão, solicite uma foto. Ou que colem em uma folha para ser entregue. Outra possibilidade, para as crianças a partir de 4 anos, é pedir que observem a construção e tentem reproduzi-la através de desenho.
  3. Aproveite essa construção para que as crianças façam a classificação dos materiais usados e faça a contagem. Os pequenos vão apenas separar os objetos em montinhos diversificados primeiro por tipos: como galhos e folhas. Depois pode-se fazer essa separação por cores: verdes e marrons. Para os maiores faça uma tabela, na qual eles irão contar quantos de cada tipo de objetos usaram para fazer o desenho (a construção com os materiais da natureza). tabela de classificação para atividades

2) Escrita com gravetos

Objetivos Gerais: Formação de palavras, Escrita do nome

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: EF (EI02EF09 – EI03EF09)
  • Fundamental: Português (EF01LP02, EF01LP10)

escrita do nome com gravetos

Como fazer:

Peça para as crianças usando os gravetos que escreva palavras conforme a idade de sua turma. Para a educação Infantil pode-se pedir que façam o nome próprio ou mesmo as letras do alfabeto. Para as crianças do 1° ano peça que façam o alfabeto em ordem correta com gravetos ou mesmo palavras que sejam a resposta de algum pergunta.

 

3) Números e quantidades

Objetivos Gerais: Escrita dos números, trabalhar quantidades (unidades, dezenas e centenas)

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: ET (EI02ET08 – EI03ET07)
  • Fundamental: Matemática (EF01MA04 – EF03MA04 – EF03MA02)

números com gravetos

Como fazer:

  1. Para Ed. Infantil faça a sequência numérica, pode-se pedir para eles contornarem os números com pedrinhas e mostrar as quantidades com gravetos.
  2. Para Ensino Fundamental trabalhe as dezenas e centenas. Que representem as quantidades conforme os materiais. Por exemplo que façam as unidades com pedrinhas e as dezenas com gravetos. Entregue várias cartelas com as dezenas ou centenas escritas para eles representarem com os materiais da natureza. (Depois podem tirar fotos para mostrar como fizeram ou mesmo desenhar no caderno como ficou a representação de cada cartela).

4) Criação de insetos 3D

Objetivos Gerais: Trabalhar características de animais, trabalhar insetos, construção artística, conversar sobre Dengue e sua prevenção

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: TS (EI02TS02 – EI03TS02) ET (EI02ET03 – EI03ET03)
  • Fundamental: Arte (EF15AR04) Ciências (EF02CI04)

Como fazer:

Peça para as crianças usarem a criatividade e construírem animais ou insetos com as folhas e os gravetos. Podem pintar gravetos formando o animal como na primeira imagem, ou amarrando folhas e galho para formar insetos como na segunda imagem.

Aproveite para trabalhar insetos e animais específicos pedindo para seus alunos relatarem ou escreverem sobre suas características. Unindo a importância de valorizar nosso meio-ambiente traga também sobre os cuidados que devemos ter para evitar proliferações de doenças como a Dengue. Envie algum material informativo sobre o assunto e peça para eles construírem o mosquito da dengue com as folhas e gravetos. (Mais atividades sobre DENGUE, aqui).

 

 

Gosta de minhas ideias de atividades, confira os planos de aulas prontos em nossa lojinha (Planos de aula e projetos). Tem material desde os bebês até o 5° ano do fundamental.

 

obs.: Veja nossos planos completos em nossa lojinha.

plano de aula sobre o meio ambiente

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

 

Deixe um comentário: