Futebol é um esporte popular em nosso país, em época de copa ou não, por isso é um assunto que pode ser trabalhado em qualquer momento do ano. A sequência didática “Na Copa tem futebol” utiliza como ponto de partida a música da banda Skank para trabalhar conceitos de musicalidade, motricidade, leitura, escrita ou oralidade, entre outros.
Na Copa tem futebol: sequência didática
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF02 e EF35EF01, EF35EF02, EF35EF03) e Português (EF15LP03, EF15LP05)
Ed. Infantil: EF (EI02EFo9 e EI03EF09) e CG (EI02CG03 e EI03CG02)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Texto e Música base:
Separei uma parte da música para ser trabalhado de modo mais fácil com as crianças da Pré-escola e das Séries Iniciais, mas confira letra completa e música AQUI.
Uma partida de Futebol
Bola na trave não altera o placar.
Bola na área sem ninguém pra cabecear.
Bola na rede pra fazer o gol.
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?O meio-campo é lugar dos craques.
Que vão levando o time todo pro ataque.
O centroavante, o mais importante.
Que emocionante é uma partida de futebol!(Skank: Nando Reis e Samuel Rosa)
1) O futebol através da escrita e da música:
Objetivos: leitura, interpretação, rima, conceitos sobre futebol, criação textual escrita ou oral.
Atividades:
- Leia para as crianças o texto. Converse sobre o quê é o texto e questione o quê cada frase quer mostrar. Deixe as crianças falarem sobre as posições dos jogadores, sobre as regras do jogo e que contem experiências relacionadas ao esporte.
- Incentive que as crianças contem ou inventem histórias com o tema futebol. Para as turmas de alfabetização que escrevam um parágrafo ou frase sobre o tema e depois leiam para seus colegas.
- Faça um gráfico no quadro de quais times as crianças torcem. (texto com dicas de como trabalhar com gráficos, AQUI)
- Trabalhe o texto de acordo com a idades de seus alunos: pedindo para destacarem palavras que rimam, separando sílabas, lendo frases…
- Mostre a música para as crianças. Deixe-as cantarem e dançarem. Após pergunte que partes da música encontraram no texto trabalhado anteriormente e quais novas partes eles descobriram e sobre o acham que diz cada parte nova. (música para ouvir, AQUI)
- Você pode enviar como tema de casa duas ou três frases da música e pedir para as crianças escreverem o quê este significa (o quê o cantor quis dizer com aquele verso).
2) O jogo de futebol
Objetivos: trabalho em equipe, coordenação motora, conhecer as principais regras do futebol, conhecer outras maneiras de “futebol”.
Atividades:
- Leve as crianças para um espaço amplo e ajude-as a montarem os times e a reforçarem as regras para fazerem os jogos de futebol.
- Converse sobre os treinamentos dos jogadores, que não é apenas o jogo e também saber controlar e chutar a bola. Faça circuitos de desafios com as crianças em que devem fazer um percurso rolando a bola com o pé, desafios de chute a gol, rodinhas que devem passar a bola com a cabeça de uma criança para outra…
- Pode-se organizar pequenos campeonatos com as regras escolhidas pelo grupo: como quantos jogadores, tempo de jogo ou se vai ganhar quem fizer gol primeiro…
- Converse com as crianças sobre que outros tipos de futebol eles conhecem (de campo, de salão, de botão, de mesa…)
3) Variações do futebol:
Se desejar, para finalizar construa com sua turma tabuleiros para jogarem em sala de aula. Segue algumas ideias, tiradas da internet, para inspirá-los.
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI.