atividade sobre sentimentos

Sequência didática de artes e português sobre nossos medos, para trabalhar emoções com as crianças e adolescentes através do quadro “O Grito” de Edvard Munch. Uma opção de atividade sobre o expressionismo que pode ser feita desde o pequenos de 3 anos até os grandes de 16 anos, pois a releitura de obras de artes é uma rica oportunidade pedagógica para todas as idades.

 

Nossos medos: releitura de obras de artes

Ed. Infantil: EF (EI02EF09, EI02EF01, EI03EF01, EI03EF09)  TS (EI02TS02, EI03TS02)

Fundamental I: Português (EF15LP05, EF15LP15, EF12LP05, EF35LP25) Artes (EF15AR01, EF15AR04)

Fundamental II: Português (EF67LP30, EF89LP35)    Artes (EF69AR01, EF69AR02, EF69AR05)

Ensino Médio: Português (EM13LP49,  EM13LP54)

 

MATERIAL:

  • Imagem do quadro O Grito de Edvard Munch
  • Texto explicativo sobre o quadro e o expressionismo (Aqui)
  • Material artístico (tinta, imagens….)

 

COMO FAZER:

Momento 1: Mostre a imagem do quadro “O Grito” e deixe as crianças conversarem sobre: o quê está pintado, que emoção traz, por que a pessoa está gritando? Aproveite esse momento para falar sobre o pintor, o expressionismo e outros detalhes artísticos que deseje sobre o quadro (levando em conta a idade das criança e o conteúdo necessário ao currículo).

Momento 2: Ainda observando o quadro peça para as crianças criarem um texto (um parágrafo ou um conto) tentando imaginar o quê aconteceu e por que a pessoa está gritando no quadro. Depois deixe que leiam suas histórias para os colegas. Pode-se organizar um painel com a imagem do quadro ao centro e as histórias das crianças coladas ao redor.

Momento 3: Comente que no quadro a pessoa parece estar com medo então pergunte à seus alunos que situações pessoais eles também sentem medo. Peça que escrevam em tiras de papel sem escreverem seus nomes e coloquem dentro de uma caixinha. Então leia os medos das crianças sem identificar a criança pedindo para os colegas darem dicas de como poderia ser enfrentado esse medo. Deixe que deem conselho uns aos outros, deste modo a criança com aquele medo pode encontrar uma forma de enfrentá-lo. Cada medo lido saliente que é tão importante quanto qualquer outro e não permita que as crianças riem ou achem bobos. Exercite com as crianças a capacidade de empatia.

Momento 4: Entregue o material de artes para as crianças criarem releituras do quadro, fazendo um autorretrato delas gritando. Pode ser feito com tinta ou colagem de fotos.

 

VARIAÇÃO POR SÉRIE:

Para as crianças da Ed. Infantil faça os momentos sobre o medo de modo oral, como uma conversa na roda. A  releitura do quadro pode ser feita com eles pintando o fundo do quadro e depois se cola uma foto das crianças fingindo gritar.

As crianças em estado de alfabetização, faça as histórias de modo mais coletivo, os ajudando na produção de pequenos textos.

Para as crianças maiores e adolescentes deixe que façam os textos e atividade artística com autonomia, e técnicas artísticas mais elaboradas.

 

 

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Abraços, Shana Conzatti

 

 

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