o gigante

Uma sequência didática dentro da história João e o pé de feijão em que trabalhamos o personagem o gigante como forma de compreender conceitos de tamanhos, motricidade ampla e esquema corporal.

 

O gigante é mesmo grande:

Objetivos Gerais: perceber diferentes tamanhos, fazer comparação de tamanhos, desenvolver o equilíbrio, trabalhar o esquema corporal e produção artística.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: EI01ET01, EI01CG02, EI01TS02 – EI02ET01, EI02CG03, EI02TS02 – EI03ET01, EI03CG02, EI02TS02
  • Fundamental: EF01MA15, EF01CI02 – EF02MA16, EF15AR04

Momento 1: Monte com o fundo de caixa um par de pé de gigante (desenhe no fundo, recorte e prenda com grampeador uma tira em cima para servir como suporte para os pés. Faça um circuito com seus alunos em que eles devem andar com os pés dos gigantes. Enquanto caminham eles podem fingir ser gigantes falando como um gigante falaria (com a voz grossa).

Se desejar faça dois pares de pés do gigante e organize corridas em duplas. Tenha o cuidado para eles não caírem.

Para os bebês: traga um par ou mais de botas de chuvas e sapatos grandes (quanto maior melhor). Deixe as crianças explorarem esses sapatos percebendo que são maiores que os seus pés. Brinque que é o sapato do gigante, e faça-os experimentar esses sapatos e ver como ficam, tentarem andar com estes. Os bebês segure-os para poderem caminhar. Brinque com esse momento fazendo a voz do gigante e deixando-os explorarem o material.

Momento 2: Ainda usando o pé do gigante confeccionado peça que eles coloquem seus pés perto do pé do gigante e comparem. Quantos pés deles cabem dentro do pé do gigante. Então desenhe o pé deles (pode ser com sapato) em uma folha para eles comparem entre os colegas quem tem o pé maior ou menor. Entregue peças de lego ou feijões para que eles coloquem sobre o desenho do pé (em linha reta de uma ponta a outra) para ver o tamanho dos seus pés de acordo com quantos feijões/peças cada um usou. Eles podem registrar com desenho e mostrando a quantidade. Depois pode-se fazer o mesmo com os feijões/peças sobre o pé do gigante para trabalhar quantos a mais foi usado.

Momento 3: Cole três ou quatro folhas uma na outra com durex formando uma tripa. Cole na folha as botas do gigante e entregue para seus alunos desenharem com tinta o gigante. Antes de iniciar o desenho os oriente a usar toda a folha, comente para fazerem a cabeça em cima e que  o corpo é grande, os braços e pernas também grandes. Relembre as partes do corpo que devem ser desenhadas. Faça essa pintura no chão para que eles possam se movimentar quando vão desenhando. Depois exponha os trabalhos.

Veja mais ideias com a história João e o pé de feijão abaixo:

plano de aula para trabalhar natureza

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Abraços, Shana Conzatti

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