atividades de ciências os órgãos do corpo

Órgãos do nosso corpo – Atividade de ciências

Trago algumas ideias de atividades lúdicas para trabalhar em ciências o corpo humano com base na BNCC, ajudando as crianças a nomearem os órgãos do corpo e compreendendo suas principais junções.

 

Os órgãos de nosso corpo: EF01CI02 e EF01CI03

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os principais órgãos do nosso corpo e suas funções gerais.

 

COMO FAZER:

Material:

  • Imagem do corpo com os órgãos.
  • Fichas do jogo de memória: órgãos e funções (modelo abaixo)

órgão e suas funções

 

Desenvolvimento:

1) Questionar seus alunos quais são os órgãos do corpo? Deixar que falem sobre seus conhecimentos prévios de nossos órgãos e se sabem os nomes e para que servem. Vá anotando no quadro o conhecimento prévio do aluno. Instigando-os com perguntas como: O quê acontece com o alimento após engolirmos? O quê acontece se bebemos muita água antes de dormir? Quando corremos por que nosso coração se acelera? Como fica nossa respiração?

Mostre a cartela com os sistemas de nosso corpo. Questione se reconhecem algum e suas funções? Se sabem o nome de algum órgão? Pegue um livro de ciências ou da internet as especificações de cada sistema e leia para eles. Após escreva no quadro as informações mais importantes para que copiem abaixo das cartelas.

Conforme o nível e curiosidade de sua turma proponha que pesquisem na internet mais sobre cada sistema, e contem aos colegas o quê descobriram. Pode-se trazer alguns vídeos rápidos sobre o assunto.

 

2) Divida a turma em grupos menores para jogar o jogo da memória. Imprima ao menos 4 conjuntos. O jogo consiste na criança encontrar o par (órgão com sua função). Ao encontrar o par a criança fica com este, ao final soma-se quem tem mais pares ganha.

Outra forma de jogar, imprimindo apenas um conjunto de fichas, é dividindo a turma em dois grupos. Coloque as fichas com as imagens dos órgãos em uma mesa, viradas para cima. Uma criança de cada grupo, por vez, fica próxima a mesa. A professora lê um das fichas com a função e as duas crianças devem encontrar o órgão. Quem pegar a ficha primeiro soma o ponto para seu grupo. Ao final ganha o grupo com mais pontos.

 

3) Com as fichas das imagens dos órgãos faça um desafio deles as colocarem no local correto do corpo. Desenho no quadro o contorno de um corpo grande. Então chame uma criança e lhe entregue uma das fichas dos órgãos e ela deve colá-la mais ou menos no local onde este deveria ficar no corpo humano. Os outros podem dar dicas como é mais perto do pulmão, e mais pra cima ou mais para o lado.  Eles podem ir olhando as cartelas de sistematização, pois a intenção é reforçar o conhecimento anterior.

 

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha. 

apostilas de ensino fundamental 1° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: