Educa Criança
pega cenouras

Pega Cenouras: Jogo matemático

Este jogo Pega Cenouras é bem simples de ser jogado, mas abre várias possibilidades de aprendizado. Fiz para meus alunos na época da Páscoa, e trago a ideia para vocês.

Objetivos do jogo Pega Cenoura:

  • Sequência numérica;
  • Quantidades e noção de soma;
  • Esperar sua vez;
  • Compreender regras;
  • Concentração.

Material Necessário:

  • Dado numérico (pode ser de qualquer tamanho). Se seus alunos ainda estão criando a noção de quantidade escolha dados que representam as quantidades com bolinhas. Caso contrário pode usar um dado com os numerais escritos.
  • Confeccione com EVA ou papel colorido mais firme, pelo menos seis cenouras por criança. Você pode separar a turma em pequenos grupos, assim jogue com quatro crianças por vez. Isso diminuíra a quantidade de cenoura que precisará confeccionar. (Deixe as outras crianças brincando com outros jogos que não precise da intervenção direta da professora). Molde para cenouras AQUI.

Como jogar:

  1. Uma criança por vez deve jogar o dado. O número que cair será o quantidade de cenouras que a criança irá pegar. Faça isso até que todas as crianças tenham jogado.
  2. Faça uma segunda rodada, se tiver bastantes cenouras.
  3. Depois do jogo. Conte com as crianças quantas cenouras elas pegaram na primeira rodada e quantas pegaram na segunda. Em qual rodada pegaram mais ou menos? Quantas cenouras faltam para completar seis cenouras, ou se passou dessa quantidade.
  4. O jogo pode ser repetido quantas vezes o grupo desejar.

Possibilidades do registro do jogo Pega Cenouras:

Esse jogo pode ser feito com figuras pintadas e recortadas pelas crianças. Assim na hora de fazer o relatório do jogo as crianças podem colar as cenouras pegas e escreverem as quantidades embaixo.

Ou diga para as crianças colocarem as cenouras pegas a sua frente e reproduza suas quantidades com desenho. Ou ainda que desenhem uma bolinha para representar cada cenoura.

Pode-se fazer um registro total em que a criança desenha a quantidade total das cenouras pegas. Ou parcial em que a criança divide o desenho e representa as cenouras pegas na primeira rodada e depois na segunda, e assim faça a soma depois.

Esse jogo devido sua temática é ótimo para época de Páscoa ou para complementar projetos sobre alimentação quando se trabalha sobre os benefícios da cenoura ou verduras.

Mais ideias para a Páscoa, aqui.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: