atividade escrita, impressa na educação infantil BNCC

Há muito tempo existe na educação a discussão ao redor das atividades impressas prontas. Canso de presenciar discussões em grupos sobre se é certo dar folha xerocada na Educação Infantil? Ou ainda Educação infantil é apenas lúdico?

Percebo muitos professores confusos sobre estas questões. Por um lado há aqueles que defendem que Educação Infantil é só brincar e que exigir algo além das crianças é ser malvado e ultrapassado. Por consequência, há o grupo que salienta que atualmente as crianças só brincam e não aprendem nada.

O quê diz a BNCC sobre folha xerocada na educação infantil?

Ao ler a BNCC percebemos que nada fala sobre atividades impressas. Ao contrário esta afirma que toda a Educação Infantil deve se apoiar nos direitos de aprendizagem que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

Mas isso significa que é proibido dar folhas xerocadas para as crianças? Na verdade não. Pois dentre esses direitos está o expressar. Ou seja, propor momentos pertinentes durante a rotina no qual a criança possa relatar suas ideias e seus aprendizados. O quê pode ser feito através da fala, mas também por desenhos, diversas produções artísticas e folhas impressas. Assim como o explorar, no qual a criança explora o ambiente, mas também pode explorar as possibilidades e desafios presentes em uma atividade dirigida impressa.

Contudo o grande problema é saber se há necessidade de entregar uma folha xerocada na Educação Infantil. Pois o quê percebo são professores utilizando esse recurso por ser mais fácil, sem se preocuparem se aquela atividade realmente trás um conhecimento significativo para seu aluno.

Porém ninguém é obrigado a trabalhar com folhas xerocadas em suas salas de aulas. Conforme a teoria pedagógica utilizada, os profissionais irão presar pelo uso de outros materiais e focar nas brincadeiras dirigidas. O quê não significa deixar as crianças apenas brincando sem objetivos pedagógicos claros estabelecidos.

Como é possível ensinar brincando? O lúdico a serviço da aprendizagem.

O lúdico e o brincar, principalmente na Educação Infantil, é de vital importância para incentivar o aprendizado. Consequentemente este deve sempre estar a serviço da aprendizagem.

Deixar brincar na Educação Infantil, não é apenas brincar sem pretensões. Para isso não precisaria ter um pedagoga acompanhando a turma, uma babá seria suficiente. O quê, nós profissionais da educação, devemos ter em mente é que brincar ou usar o lúdico é uma ferramenta em busca de um determinado objetivo.

Ou seja, através das brincadeiras as crianças irão aprender a contar, a reconhecer as quantidades e os números, assim como as letras. Também aprenderão noções espacias, artísticas, musicais e desenvolverão suas habilidades motoras, linguísticas, de convívio com o outro e de pensamento lógico. Em conclusão o brincar não é apenas “brincar” livremente.

Como usar atividades impressas na Educação Infantil de modo significativo?

É possível intercalar as brincadeiras e as propostas em folhas impressas sem sermos antiquados? Sim, é pode ser um importante aliado ao aprendizado.

O problema real, não está no fato de entregarmos folhas iguais para todas as crianças ou em exigirmos que elas tenham um momento de atenção individual. As questões são: qual o objetivo e o conteúdo dessa folha.

Uma folha xerocada nunca deve ter como objetivo ela em si. Ou  seja, que a utilizamos para apresentar e solidificar um aprendizado. Por exemplo, não entregamos uma folha pronta para a criança aprender os números, repetindo diversas folhas semelhantes uma após a outra esperando que assim a criança adquira o conhecimento proposto.

Esse recurso deve servir como um complemento ao aprendizado ou como forma de registro. É após diversos momentos lúdicos que a folhinha entra. Exemplificando, depois que foi feito um jogo de boliche, no qual as crianças contaram os pinos derrubados. Então, uma folha na qual as crianças pintem essa quantidade de pinos e escreva seu número é muito bem-vinda.

Neste caso, não tem problema a folha ser igual para todos e não oferecer livre criatividade para a criança. Existe muitas outras formas de usar a folha impressa para enriquecer o aprendizado. Pois a criança ter um momento de registro, no qual ela precisa se concentrar, irá ajudá-la a perceber o que aprendeu ou não.

Como escolher a folha xerocada certa para sua turma?

Há muita diferença em quais materiais impressos um professor irá entregar aos seus alunos. Pois existem aquelas folhas que pouco acrescentam como pinturas ou pontilhados. E aquelas atividades que estão ali para desafiar a criança a pensar.

E em alguns momentos específicos até mesmo uma folha com pontilhados ou de pintura pode ser ofertada. Esse tipo de material não deve ser frequente, mas pode ajudar uma ou outra criança. Pois há situações que mesmo depois de diversos momentos lúdicos de estimulação da motricidade fina ainda não consegue ter a grafia correta. Mas tenha cuidado se não está exigindo demasiado de uma criança ainda pequena. E evite entregar folhas prontas para fazer cartões para familiares ou coisas do tipo, por serem pobres em aprendizados e criatividade.

As folhas impressas devem ser um complemento aos aprendizados e usadas apenas quando não há uma opção melhor. Além de ser importante observar a idade das crianças, provavelmente com crianças menores de 3 anos o uso será algo realmente esporádico. Já com os de 4 anos pode ser um recurso interessante de complementação de aprendizados ou até mesmo para envio de tarefas de casa (discussão sobre o assunto).

Concluindo, o brincar na Educação Infantil é capaz de ensinar qualquer conceito que faz parte do planejamento. O quê não podemos é usar o brincar ou qualquer material impresso de forma leviana, sem termos em nossa mente qual o motivo de propormos aquela situação específica ao nosso aluno e não outra.

 

Apostila para o professor

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: