Tarefas para casa

Seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, observo diariamente professores travando verdadeiras guerras a favor ou contra tarefas para casa. Ou ainda ficando de cabelos brancos tentando que estas atividades sejam feitas por seus alunos de modo satisfatório. Que tal pensarmos juntos sobre esse recurso, e tentarmos buscar estratégias para um melhor aproveitamento?

Tarefas para casa: Qual sua função?

Assim como qualquer prática pedagógica, esta também  pode ser usada de modo certo ou errado. Antes de mais nada, devemos responder a nós mesmo o quê, como professores, desejamos ao planejarmos para nossos alunos uma atividade para ser feita em casa?

  • Queremos que seja uma fixação do conteúdo dado?
  • Apenas um protocolo a ser seguido? Meu colega dá tema todo dia, eu tenho que dar também. Uma exigência da coordenação ou dos pais?
  • Queremos proporcionar um momento de interação entre as famílias?

Reflita com sinceridade sobre estas questões, para então ser possível usar as lições de casa a favor da educação e de você também.

Dicas para organizar tarefas adequadas:

  1. Tipo de atividade: Se o objetivo é revisar conteúdos, escolha sempre atividades semelhantes às já feitas em sala de aula. Isso possibilita autonomia da criança para saber o que deve fazer, sem precisar que um adulto lhe explique. Se a intenção é uma proposta que vise uma interação familiar, faça solicitações claras e dê alguns dias para que a atividade possa ser realizada. O mesmo serve para atividades de pesquisas que irão introduzir um conceito novo.
  2. Dificuldade: para as tarefas não se tornarem tediosas e facilitar que as crianças desistam ou que os pais façam a atividade por seu filho, procure tarefas com apelos mais lúdicos, por exemplo, palavras cruzadas. E que sejam desafiadores para seus alunos, no sentido que eles queiram descobrir a resposta.
  3. Frequência e quantidade: não tenha como norma o seu colega ou cobranças externas e sim a necessidade de sua turma. Observe o comportamento de sua turma: as tarefas de casa são feitas? As crianças gostam de levar tema ou reclamam? É preferível ter menos lição de casa e essas serem bem aproveitadas pelas crianças do que ter algo diário que elas passam um tempão fazendo e só alimente seu desgosto por estudar.
  4. Necessidade de enviar uma tarefa: sempre se questione se e quando é necessário enviar um tema de casa. Por exemplo, enviar uma folha para meus alunos do maternal completar irá ajudá-los em algo ou os pais que farão o Tema?

Dicas para incentivas as crianças fazerem as tarefas para casa:

  1. O primeiro passo é enviar atividades interessantes. Isso já ajuda que a criança faça o tema.
  2. Tenha um esquema de carimbos bonitinhos, figurinhas ou apenas desenhos de carinhas felizes ou corações para por no caderno de quem fez o tema. Criança adora essas coisas.
  3. Proponha diariamente momentos lúdicos, nos quais as crianças possam jogar ou ler livrinhos ou brincarem de massinhas. Nesses momentos aquele que não fez o tema em casa terá a oportunidade de faze-lo em sala enquanto os outros brincam. Assim as crianças perceberão que é melhor fazer o tema em casa para poder brincar com seus colegas.
  4. Correção por seus pares: troque os cadernos e deixe que os colegas corrijam o tema um do outro, enquanto você faz aquela correção básica no quadro ou oralmente. Isso incentiva todos a fazerem, pois criança gosta de corrigir os outros. E se ela não fez, ficará apenas olhando. (Texto, aqui, com dicas de como lidar com o erro em sala de aula.)
  5. Proponha temas em que uma criança por vez deve trazer algo para mostrar aos colegas, como uma poesia ou um desafio de construção de frases em que deve desafiar os colegas a responderem. Envolvendo a criança na produção do conhecimento.

Gostaram das dicas? Que outras estratégias vocês usam para ter um maior aproveitamento das tarefas enviadas para casa?

 

dicas de sala de aula

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: