Educa Criança
desfraldar

Projeto: Tchau, fraldinha! – Como desfraldar seus alunos.

Desfraldar uma criança é algo sério e que deve ser realizado de modo adequado. Mas muitos pais e professores sente-se confusos quando chega esse momento, por isso trago algumas dicas para ajudar no desfralde na escola, além um projeto pedagógico para orientar esse momento. Espero que gostem!

Dicas para desfraldar sua turma:

Mesmo que o desfralde seja coletivo ou que vá ocorrendo com crianças específicas durante o ano, algumas dicas são importantes:

  • Chame os pais para uma reunião, pois o desfralde deve ser feito ao mesmo tempo em casa e na escola. Combine com esses pais quais as estratégias serão realizadas durante o processo de desfralde em casa e na escola.
  • Antes de tirar a fralda vá trabalhando com a criança sua percepção se fez ou se quer fazer xixi ou cocô, quando perceber que a fralda está cheia mostre para a criança: você fez xixi, precisamos trocar a fralda.
  • Pode ir levando essa criança para se acostumar com o vaso sanitário ou penico, deixando-a sentar um pouco, sem obrigação de fazer nada, antes de colocar uma nova fralda. Isso é uma boa estratégia naqueles momentos que você sabe que a criança tem mais chance de fazer as necessidades, como quando acorda. Se a criança fizer algo no vaso elogie e mostre-se feliz. Se não fizer, não diga nada, apenas coloque a fralda.
  • Quando a criança já está sem fralda, lembre de levá-la ao banheiro de tempos em tempo. Sempre que ela fizer algo no sanitário elogie e mostre-se feliz. Assim ela vai criando o hábito.
  • Procure tirar a fralda em todos os momentos, salvo na hora de dormir, para a criança acostumar a pedir e não ficar confusa se deve ou não pedir.
  • Tenha uma rotina com essa criança de idas ao banheiro periódicas ou deixe um penico sempre próximo e lembre-se de ficar perguntando se ela está com vontade de ir ao banheiro.
  • Se a criança tem medo de sentar no vaso sanitário use aqueles assentos menores ou penicos. Mostre para a criança que não tem perigo e a segure se ela precisar.

No processo de retirada de fradas acidentes irão acontecer, então solicite aos responsáveis que enviem mudas de roupas suficientes para o dia e já tenha próximo pano e desinfetante para limpar o chão. Quando a criança fizer as necessidades na roupa não brigue com essa criança, apenas mostre um leve desapontamento dizendo “você tem que avisar quando quer fazer xixi para eu te levar no banheiro. Agora sua roupa está molhada e vamos ter que trocar ao invés de continuar brincando”.

Por uma questão prática prefira fazer o desfralde em épocas quentes do ano, isso facilita quanto às trocas de roupas. Cada criança lida de modo diferente com esse momento tem aqueles que desfraldam rápido e aqueles que precisam de mais esforço.

Projeto: Tchau, Fraldinha!

Objetivos:

Ajudar no desfralde das crianças em uma mesma turma.

Atividade 1:

Traga uma história sobre o assunto, leia de modo lúdico para sua turma ou mostre os vídeos. Converse sobre o quê diz na história e deixe as crianças tirarem suas dúvidas. Aproveite o momento pós história para dizer que eles já estão crescendo, que chegou o momento de dar tchau para a fraldinha. Leve as crianças até o penico e banheiro para mostrar onde farão as necessidades. Use esse passeio como forma de tornar o banheiro um lugar agradável e de brincadeira.

Neste momento pode ser mostrado/colado na parede do banheiro um quadro com estrelinhas, mostre para as crianças que elas irão ganhar uma estrelinha sempre que não usarem a fralda e fizerem as necessidades no banheiro/penica.

Vídeos com de histórias para desfralde: Cadê o meu penico?, O quê tem dentro de sua fralda?, Vamos usar o peniquinho?, Música desfralde,

Atividade 2:

Proponha para as crianças uma brincadeira com bonecas, penicos, fraldas e lenços umedecidos. Deixe as crianças brincarem com as bonecas, que troquem as fraldas e coloquem as bonecas nos penicos. Durante a brincadeira vá “incentivando” e “parabenizando” as bonecas que vão ao penico. Use a brincadeira para trazer para a fantasia o momento real da turma.

Brinque de faz de conta com as crianças várias vezes durante esse período. Pode-se deixar também a criança levar uma boneca para o banheiro e colocar sentada em um penico ao lado da criança. Assim ela e a boneca vão ao banheiro. Pode-se escolher uma boneca que será a “acompanhante”  de banheiro.

Atividade 3:

Traga para a sala a música Tchau, Fraldinha (vídeo aqui). Brinque com a música, cante com as crianças. Deixe que elas dancem sacudindo as fraldas e depois colem as fraldas em um cartaz. Podem pintar as fraldas e darem tchau para suas fraldas. Mostre que as crianças agora irão usar calcinhas e cuecas, fale com orgulho disso. Comente sobre as cores e desenhos dessas peças de roupa para incentivar a criança a usá-las.

Mantenha uma rotina de idas ao banheiro e relembre as crianças que elas estão sem fralda. Volte a cantar a música em vários momentos de rotina e por alguns dias. Pode ser uma música para avisar todos que é hora de ir ao banheiro, até que as crianças comecem a pedirem quando tem vontade.

Essas atividades devem ser feitas durante algum tempo sendo repetidas durante o período de desfralde, podendo serem incorporadas na rotina e alternada com atividades de outros assuntos.

Confira nosso Guia da Educação Infantil com muitas dicas sobre o cotidiano escolar como lidar com indisciplina, adaptação, rotina, planejamento… AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

 

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: