ideias de atividades pedagógicas sobre o tema verão

A estação do verão costuma ser uma ótima época para fazermos varias atividades em ambientes externos e lúdicos com água. Trago para vocês algumas ideias para complementar o projeto verão que pode ser aproveitado para auxiliar na interação das crianças no começo do ano letivo ou mesmo para finalizar o ano de modo mais descontraído.

 

Projeto pedagógico VERÃO:

Objetivos gerais: Identificar a estação do ano verão, diferenciar o calor do frio, perceber hábitos recorrentes no verão, trabalhar conceitos como: cores, sabores, tipos textuais (receitas), construção de gráficos.

Objetivos gerais BNCC:

  • Ed. Infantil: EI02EF01, EI02ET02 – EI03EF01, EI03ET02, EI03ET03
  • Fundamental I: EF15LP05, EF15LP11 – EF01CI06, EF01GE05

 

1) Como é o meu verão?

Objetivos gerais: E analisar as diferentes realidades da estação no Brasil, trocar experiências e recordações.

Material: Imagens do verão em diferentes locais do Brasil, app ou dados climáticos, folha de desenho, fotos das crianças no verão, material de pintura e papel pardo.

Atividade: Sente com as crianças em roda para mostrarem as fotos trazidas e contarem o quê costumam fazer no verão. E quais as características dessa estação (se é quente?). Após a troca de experiências questione se em todo o local do brasil o verão e as atividades são as mesmas. Por exemplo: Em todo local tem praia? As crianças tomam banho de rio? É quente de modo igual? Chove muito ou não?

Para complementar a discussão traga as informações dos apps de clima, trocando as regiões para perceberem que em alguns locais são em média mais quentes que outros, assim como tem locais de chovem bastante e outros não. Na Ed. Infantil faça esse momento apenas como uma conversa, no Ensino Fundamental deixe as crianças fazerem anotações de temperatura mudando de cidades para fazerem uma análise mais detalhada conforme a idade.

Finalize criando um cartaz com falas das crianças e informações de que cada local do Brasil o verão tem algumas diferenças. As crianças podem completar o cartaz desenhando o quê gostam de fazer no verão ou escrevendo um pequeno texto.

 

2) Como espantar o calor?

Objetivos gerais: analisar possibilidades, conversar sobre realidades pessoais diferentes, testar possiblidades (fazendo experimentos).

Material: folha de papel.

Atividade: Questione aos seus alunos o que podem fazer para espantar o calor? O quê fazem em casa quando esta muito quente? Após eles relatarem suas experiências, questione se o ventilador ajuda. E deixe que tentem explicar por qual motivo, explore com seus alunos as hipóteses. Traga uma breve explicação sobre o deslocamento do vento e como este dá a impressão de refrescar, e como a água gelada que causa diferença de temperatura.

Para as crianças do ensino fundamental além dessa conversa peça que pesquisem as explicações. Em casa peça que testem as possiblidades (se o ventilador refresca mais do que um banho gelado, ou se o ar-condicionado é mais eficiente que o ventilador). Monte com eles uma tabela mostrando  quais as estratégias funcionam melhor e por que.

Finalize fazendo a dobradura com eles do leque. Deixe colorirem e usarem esse leque para se refrescar. Pode-se trazer algo sobre a história do leque e objetos que antigamente eram usados para afastar o calor antes da eletricidade.

 

3) Comidas de verão:

Objetivos gerais: trabalhar gráficos de preferências, conhecer alguns alimentos típicos de verão, trabalhar o gênero textual receita e experimentação de sabores/texturas, classificação.

Material: papel pardo e canetinha (ou quadro e giz), pedaços de papel de mesmo tamanho, ingredientes para receita (preferência envolvendo frutas da estação como picolé).

Atividade: Questione o quê eles costumam comer no verão? Se têm algumas frutas que são mais presentes? Algum tipo de alimento? Se esses alimentos costumam ser quentes ou frios?

Faça no quadro uma lista com os alimentos ditos. Após peça para as crianças separarem esses alimentos por tipo como salgado/doce ou frutas/doces.

Pergunte se já fizeram em casa sorvete ou picolé. Se sim, quais ingredientes foi usado? Traga uma receita para eles observarem e perceberem os ingredientes. Questione se a base do sorvete ou picolé sendo de fruta se podemos fazer com qualquer uma? Então proponha que façam sorvete ou picolé, mas precisam escolher o sabor antes.

Assim escolha três ou quatro frutas para serem votadas (que será o sabor do sorvete ou picolé feito com a turma). Monte o gráfico no papel pardo, e cada criança recebe um pedaço de papel que deve colar a cima da fruta escolhida. Depois faça a contagem com seus alunos de quantos votos cada fruta teve.

Faça a receita com a fruta vencedora, tendo as crianças como ajudantes. Depois organize um momento agradável de degustação da receita feita.

 

4) Verão e praia:

Objetivos gerais: Explorar o faz de conta e criatividade, perceber características da praia, relembrar bons momentos ou experimentar novas sensações.

Material: Caixa de areia, bacias com água ou piscina de plástico, brinquedos para areia, conchas, toalhas, sal, guarda-sol (opcional).

Atividade: Questione seus alunos se eles já forma á praia, e o quê encontraram lá. Para os que nunca foram, deixe que comentem sobre coisas que viram através de filmes, desenhos, fotos…

Traga a ideia deles experimentarem a praia na escola. Monte juntamente com as crianças um espaço no pátio para ser a praia. Pode-se colocar um pouco de sal na água das bacias ou piscina. E deixe as crianças brincarem de faz de conta, podendo encenar coisas que encontram na praia como vendedores ambulantes, pessoas nadando, tomando sol….

Após esse momento de sensações peça que relatem a experiência com desenh0s ou um texto.

Aproveite também para realizar brincadeiras com água:

 

5) Artes com elementos praianos:

Objetivos gerais: Criação artística com os elementos da praia (areia e conchas), trabalhar cores, texturas, tamanhos…

Materiais: Folhas de desenho, tinta, cola, cola colorida, conchas de diferentes tamanhos e formas, areia.

Atividade: (se na sua região não for possível encontrar conchas, faça apenas a ideia com a areia)

  1. Pintura na areia: As crianças cobrem uma folha com cola e colocam areia em cima. Após seco sacuda para tirar o e excesso. Sobre essa areia eles podem pintar com tinta como desejarem. Ou montarem uma paisagem de praia (colando areia apenas na metade da folha e pitando de azul a outra parte). Se houver conchas, pode-se colar algumas na pintura.
  2. Pintura de conchas: Com as conchas grandes as crianças podem pintar com tinta sobre as conchas e depois monte um painel.
  3. Desenho com conchas: Se houver várias conchinhas pequenas monte desenhos coletivos ou individuais com as crianças ao irem colando as conchas para formarem outros desenhos.

 

Espero que tenham gostado das ideias.  Mais atividades sobre Verão AQUI,

 

Deseja mais projetos pedagógicos completos para Ed. Infantil com os códigos da BNCC? Entre em nossa lojinha para ver mais. 

ideias de projetos pedagógicos para educação infantil

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

 

Deixe um comentário: