generos textuais para sala de aula

A BNCC dá bastante importância para o trabalho com diferentes gêneros textuais durante os anos de ensino. Sendo assim, trago algumas dicas para trabalhar o resumo e a resenha crítica com seus alunos, listando os códigos da BNCC desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. Fazer um resumo de um texto ou a resenha crítica é uma ótima oportunidade de desenvolver a interpretação textual.

 

Como fazer resumo?

Objetivos: Conhecer a história, desenvolver capacidade de síntese, desenvolver a capacidade de interpretação textual.

 

Objetivos principais BNCC:

Fundamental I: EF35LP03, EF35LP04, EF35LP26, EF35LP29, EF35LP30, EF35LP21

Fundamental II: EF67LP28, EF69LP34, EF69LP44, EF69LP46, EF69LP49

Médio: EM13LP46, EM13LP47

 

Desenvolvimento:

Momento 1: Antes de começar a leitura da história, relembre seus alunos o quê é fazer um resumo de capítulos e livros. Explique suas características e objetivos.

Momento 2: Ao final da leitura de cada capítulo peça para seus alunos escreverem no caderno ou em uma folha um resumo do quê aconteceu naquele capítulo. Assim nas outras atividades ficará fácil voltar ao texto e refletir sobre o tema.

 

Modelo: Estipule o máximo de linhas para o resumo de cada capítulo.

Capítulo O quê aconteceu nesse capítulo? Gostei ou não? Por quê? Data de leitura
1
2

 

Momento 3: Depois da leitura abra espaço para conversarem sobre a história, trazendo suas percepções e entendimentos de modo livre. Pode-se fazer de modo geral ou ir indo de capítulo em capítulo para eles expressarem-se de modo mais detalhado.

Aproveite esse momento para anotar alguns pontos relevantes que achar importante para serem trabalhados mais adiante com sua turma. E ao final do projeto de leitura, se alguns desses pontos não forem abordados traga-os pra discussão em sala de aula.

 

Como fazer resenha crítica?

Objetivos: estimular a capacidade de crítica, treinar o gênero textual resenha, exercitar sua opinião, aprender a encontrar os pontos positivos e negativos, expressar suas percepções literárias e observações pessoais.

 

Objetivos principais BNCC:

Fundamental I: EF05LP04

Fundamental II: EF67LP11, EF67LP12, EF08LP03, EF09LP01, EF69LP08, EF69LP45

Médio: EM13LP21, EM13LP53

 

Desenvolvimento:

Momento 1: Traga para seus alunos duas ou três resenhas críticas de outros livros (pode pegar alguma na internet, ou revistas, ou mesmo no site da Amazon. Escolha aquelas mais completas). Proponha a leitura dessas resenhas e converse sobre o quê é uma resenha crítica, quais seus objetivos e seus principais pontos. Faça no quadro um esquema do que precisa ter na resenha e a sequência a ser escrita.

Momento 2: Solicite que cada criança, ou divida em duplas, para escreverem uma resenha crítica da história lida. Saliente a importância de colocarem os pontos positivos (o quê gostaram da leitura) e os pontos negativos (o quê faltou ou não gostaram). Mas sem contarem detalhes da história. E usando sempre palavras educadas e explicando seus pontos de vista. Ajude-os nessa produção.

Momento 3: Faça uma correção das resenhas, ajudando seus alunos a organizarem as ideias, mudarem palavras inadequadas e questões ortográficas e gramaticais.

Momento 4: Esse momento é opcional, incentive seus alunos a publicarem suas resenhas em alguma rede social da própria turma. Ou escolha uma resenha que achou mais completa para divulgar na página do livro na Amazon. Isso incentiva seus alunos a divulgarem sua opinião na internet de modo mais consciente.

 

São dicas sucintas de como podemos incentivar nossos alunos a escreverem resumos e resenhas críticas durante e após leituras que podem ser de livros presentes no currículo (para o Enem), ou mesmo aqueles que acrescentamos no cotidiano de sala de aula para incentivar o gosto pela leitura.

Deixo duas sugestões de textos infanto-juvenis, de minha autoria, para trabalhar em sala de aula incentivando o gosto pela leitura e trabalhar assuntos como o combate ao bullying e os usos das mídias sociais: Uma fada madrinha para minhas férias e Clube da Árvore Solitária.

 

 

atividades com mídias

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: