atividades com números

Ideias para ensinar a sequência numérica até 100, usando conceitos concretos e de reflexão sobre a construção do número de acordo com a BNCC, para auxiliar no processo de aprendizagem.

 

Sequência numérica até 100: EF01MA04

 

OBJETIVOS:

  • Compreender o padrão numérico ao escrever até 100
  • Trabalhar o nome e a escrita dos números
  • Identificar quais números são maiores que os outros

 

COMO FAZER:

Material:

  • Calendário
  • Papel pardo ou cartolina
  • Régua e canetinha
  • Tampinhas ou fichas de papel

 

Desenvolvimento:

1) Mostre o calendário aos seus alunos e questione sobre a sequência numérica presente ali: como sabemos qual número vem depois do outro? Será que é sempre a mesma sequência? Deixe-os trazerem suas hipóteses observando as folhas do calendário. Ao final espera-se que cheguem a conclusão que a sequência numérica é sempre escrita do mesmo modo.

Mostre o número 12 e depois o 21 e questione se são os mesmo número? E como eles sabem que não são? Assim eles percebem que a ordem que o número está colocado faz este ser um número diferente. Faça uma relação com a escrita do nome deles ou de qualquer palavra: se trocamos a ordem das letras a palavra esta errada ou vira outra palavra.

Faça a contagem em voz alta com eles dos números do calendário, apontando para os números para perceberem seus nomes.

 

2) Monte no papel pardo ou na cartolina uma tabela (10 linhas e 10 colunas) para montar a sequência numérica com eles até 100. Traga a tabela vazia e comente que eles vão fazer a sequência numérica ali como se fosse o calendário. Inicie pelo 0 para eles saberem onde por o primeiro número e depois as mudanças de dezenas ficarem mais claras para eles.  Oriente onde devem recomeçar a próxima linha. Vá montando com eles até chegarem ao 30, pode-se usar o calendário como apoio.

Desafie-os a completarem o resto da tabela. Como podem saber qual o próximo número? Chame atenção para eles como as linhas se repetem seguindo a mesmas sequência de 0 ao 9 que eles já conhecem. Após completarem a linha do 30. Pergunte qual o número que virá na próxima linha? Veja se percebem que as colunas também se repetem, mas devemos acrescentar o zero. E assim vá montando a tabela com seus alunos até 99.

Ao final pode-se fazer a leitura de todos os números apontando para esses como forma de desafio.

Como a tabela ficará ao final:

sequência numérica

 

3) Para que seus alunos decorem o nome dos números e a sequência numérica, faça atividades de mostrar uma dezena cheia e a criança fala o nome desta. Quando tiverem os nomes das dezenas bem memorizados, mostre para eles que para saberem os nomes de todos os números não precisam decorá-los, e sim acrescentar o nome do número ao lado da dezena (aqui ainda não importa o conceito de dezena e unidade, apenas é uma dica para eles saberem fazer a contagem de modo correto). Assim, por exemplo: 83 eles só precisam saber o nome da dezena (Oitenta) e acrescentar o número do lado (três).

Se seus alunos já iniciaram o processo de leitura escreva o nome das dezenas ao lado desta na tabela para eles usarem como “cola” enquanto ainda não tiverem os nomes decorados.

 

4) Usando os números do calendário faça perguntas do tipo: Qual é o maior número: 22 ou 31? Traga pedaços de papel ou tampinhas para que eles possam juntar a quantidade dos dois números para tirar a prova de qual é o maior. Após reforce que a posição em que os números estão na tabela indica quais são maiores ou menores. Assim que conforme os números descem na tabela eles vão crescendo em quantidade. Pode-se fazer a marcação de crescimento desenhando flechas.

Proponha desafios entre a turma de as crianças perguntarem uns aos outros qual é o maior número entre dois que eles escolham na tabela numérica.

 

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha. 

apostilas de ensino fundamental 1° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Ideias extras de jogos com números:

Abraços, Shana Conzatti

1 comentário

Deixe um comentário: