atividades com embalagens e logos na Ed. infantil

Ideias para trabalhar com embalagens e logos na Ed. Infantil

Embalagens estão presentes no cotidiano das crianças desde muito cedo, pois estão nos produtos alimentícios, de higiene e brinquedos…. Ao trabalharmos com esse tipo textual podemos usar a embalagem inteira, ou só os logos. Como são materiais que as crianças já estão acostumadas, se tornam ótimas oportunidades para iniciar um trabalho de alfabetização ou mesmo fazer com as crianças “leitura” através das imagens (que fazem parte do e-book Gênero Textuais).

 

Ideias para usar embalagens e logos de modo pedagógico:

1) Embalagens:

Objetivos da BNCC:

  • EI01EF04 – EI01EF09 – EI01ET04 – EI01ET05
  • II – EI02EF07 – EI02EF08 – EF02EF09 – EI02ET01 – EI02ET05
  • III – EI03EF07 – EI03EF09 – EI03ET01 – EI03ET05

 

A “leitura” de embalagens podem ser feitas de modo cotidiano ou em trabalhos elaborados. No cotidiano quando pegamos alguma embalagem que será usada aproveitamos para chamar a atenção das crianças e bebês para estas. Por exemplo, ao fazermos uma receita mostramos para as crianças a embalagem da farinha e perguntamos se eles já viram, se em casa usam e o quê pensam ser. O mesmo podemos fazer com os lanches trazidos de casa, mostrando a embalagem para eles saberem o quê é o lanche ou qual querem.

Quando a criança usa aquele mesmo produto em casa ela já pode conhecer o nome daquela marca e o quê é aquele produto, e dessa forma ela vai associando aquela imagem a determinado produto.

Outra forma de desenvolver um trabalho com as embalagens é pedir que as crianças tragam de casas embalagens fazias que já usam em casa para podermos montar cartazes ou mesmo brincadeiras, e assim usá-las em diferentes projetos como sobre higiene, alimentação, reciclagem, cores e formas, entre outras atividades de classificação e leitura, brincadeiras de mercado e noções financeiras.

Construção e exploração: Principalmente com os bebês guarde vários tipos de embalagens em uma caixa e deixe que os bebês as explorem. Use essas embalagens para as crianças brincarem de faz de conta, aproveitando para mostra-las que tipo de produto é: se é um shampoo como usar… Ou mesmo para brincar de empilhar as caixas, ou colocá-las em fila, boliche, ou mesmo brincadeiras livres. Aproveite esses momentos para chamar atenção para os logos e nomes dos produtos, mesmo que sejam bebês.

Classificação: Use as embalagens trazidas para fazer brincadeiras ou mesmo cartazes de classificação diversos como separar as embalagens por cores, tamanhos, formas, tipos (se são de higiene ou alimentos), reciclados ou não, tipos de materiais (plástico duro ou mole, vidro…), se são embalagens de alimentos doces ou salgados.

Analise da embalagem: Use um grupo de embalagens de um mesmo tipo para trabalhar a consciência critica com seus alunos, e incentivar escolhas mais saudáveis. Como analisar se a imagem na embalagem é semelhante ao produto de dentro, se tem a tabela dos ingredientes (eles podem separar as que conseguem encontrar as tabelas ou não, pois não estão realmente lendo ou sabendo o que tem naquela tabela).

O professor pode fazer uma leitura dos ingredientes de diferentes embalagens para que as crianças percebam quais parecem mais saudáveis ou mais naturais. Também podemos recriar com nossos alunos outras embalagens, por exemplo, pegando produtos conhecidos e fazendo um cartaz imitando aquelas embalagens, mas as crianças desenham os ingredientes e assim podem relembrar quais são mais saudáveis ou não.

Também pode-se fazer um trabalho sobre quantidades presentes nas embalagens lendo as quantidades das porções e separando essas porções na presença das crianças para elas perceberem se há diferenças de quantidade de açúcar de um produto para outro. Ou mesmo se uma mesma porção de 10g de uma bolacha ou de gelatina, por exemplo, parecem iguais ou uma tem “mais” (ocupa mais espaço).

Aproveite as embalagens para montar um mercadinho em sala. Onde as crianças podem brincar de fazer comprar e simularem situação de compra, e noção de organização (guardarem os produtos na prateleira certa – alimento e higiene).

 

2) Letramento com logos:

  • II – EI02EF08 – EI02EF09
  • III – EI03EF08 – EI03EF09

Separe logos (ou partes de embalagens com os nomes dos produtos) que seus alunos conheçam. Utilize esses logos para montar um alfabeto, colocando cada logo na letra inicial do nome. Ajudando seus alunos a perceberem a letra inicial e o som, pois já conhecem aqueles logos, ou seja, os nomes dos produtos (marcas).

Também podemos organizar vários logos para serem usados em outras atividades como encontrar as vogais ou consoantes desses logos. Outra ideia e as crianças encontrarem logos que iniciem com a mesma letra dos seus nomes e tragam para a escola, e assim mostrar aos colegas ou mesmo fazendo um anagrama do seu nome, colocando cada logo (embalagem) em uma letra do nome da criança, de acordo com a letra inicial do logo.

 

atividades com gêneros textuais

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: