Muitos professores não sabem como incluir atividades com mídias digitais ou novas tecnologias em suas sala, ás vezes por receio ou por não disporem de recursos em sua escola. Mas a BNCC inclui vários objetivos e competências em que torna necessário essa inclusão dos alunos no mundo digital dentro da escola, e nós, professores, vamos ter que nos adaptar a esse novo desafio. Além de estar presente na Competência Geral 5 (Cultura digital) da BNCC.
O quê são mídias digitais?
“Em geral, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc.”. Wikipédia
Cuidados anteriores ao início do trabalho com Mídias Digitais:
- Estabeleça regras com sua turma antes de iniciar o trabalho com determinada mídia, relembrando como será usada e em quais momentos. Ou seja, se for usar em sala de aula estabeleça um horário e quais apps serão usados, para evitar que o resto de sua aula tenha interferência. Podendo ser recolhidos os celulares posteriormente, se essa é a política da escola.
- Permita que seus alunos usem os celulares, tablets ou outros dispositivos em sala de aula como um recurso auxiliar em momentos de pesquisa de conteúdos, para organizarem agendas de tarefas e entre outras combinações realizadas de como será esse uso.
- Faça listas de regras coletivas de bom convívio com os colegas e outras pessoas ao utilizar as mídias. Principalmente com o a questão de manterem o respeito com os colegas. Estabeleça que não será permitido debochar ou ser mal-educado.
- Oriente também que não se deve pegar fotos/vídeos ou outro material enviado pelos colegas e compartilhar em outros lugares sem permissão. Trabalhe as leis federais ou municipais sobre isso, demonstrando que pode haver consequências os atos mesmo em um ambiente virtual.
- Pesquise entre sua turma quais as mídias com mais fácil acesso para eles, para não correr o risco de propor atividades que excluíra alguns. Uma forma de amenizar as dificuldades de acesso é, quando forem aulas presenciais, permitir que façam em duplas ou trios, assim quem não tem pode se juntar com quem tem.
- Antes de iniciar um trabalho com as mídias sociais envie um bilhete ou faça uma reunião com os responsáveis das crianças para explicar a importância e pegar assinatura de consentimento para poder compartilhar fotos, vídeos e textos dos menores de idade.
- Converse com as crianças sobre os perigos que podem conter nas mídias digitais, como exporem dados mais pessoais e evitar conversar com desconhecidos.
- Se organize quanto ao material com antecedência, seja para utilizar algum recurso da escola como laboratório de informática ou quando as crianças trarão os celulares ou outro material. Tendo o cuidado para que o manuseio seja correto evitando acidentes materiais ou físicos.
- Faça das mídias sociais um importante aliado das tarefas de casa, quando isso é possível em sua turma. Ou seja, mande desafios e atividades lúdicas com as mídias ao invés de várias folhas impressas.
- Crie com sua turma um meio de divulgação e troca de informações utilizando a mídia social mais adequada para sua turma (wattsapp, facebook, blog, plataforma google de ensino…). Assim o trabalho durante o ano fica mais fácil e organizado.
- Aproveite as mídias para realizar momentos de integração entre os conteúdos e disciplinas, podendo ser iniciado um trabalho com um professor e continuado com outro.
Como trabalhar com Mídias Digitais na escola?
1. Faça do celular um amigo:
- Grave áudios para incentivar seus alunos na leitura. Por que não gravar eles lendo e depois as crianças podem ouvirem-se e analisarem como foi a leitura? Pode ser um tema de casa.
- Gravar áudios ou vídeos das crianças cantando, explicando algum conteúdo. As crianças podem gravar vídeos sobre conteúdo que depois serão apresentados para os colegas.
- Gravar vídeos com roteiros criativos de jornais, teatros… sobre assuntos trabalhados em sala de aula. Esses vídeos podem ser mostrados aos pais em reuniões ou postados em alguma rede social coletiva da turma ou da escola.
- Realize atividades artísticas em que as crianças devem tirar fotos com os celulares (em sala ou em casa) e depois recriarem essas fotos com desenhos, analisar qual a melhor posição das fotos.
- Abuse das fotos para trabalhar sobre a comunidade, a realidade da criança, montar um mapa ou fazer localizações, mudanças na natureza. As crianças ficam responsáveis por tirarem as fotos e depois estas (impressas ou passadas em uma TV ou PC) serão analisadas e usadas para construir maquetes, mapas, textos, discussões sobre as realidades…
- Jogos educativos: se seus alunos tem celulares, convença-os a baixar jogos educativos que serão trabalhados em sala de aula. Pode-se fazer gráficos de conquistas, enquetes de resolução coletiva de como avançar no jogo… Pode-se fazer o mesmo utilizando computadores, em que todos os alunos tentam cooperar usando o mesmo computador ou computadores em rede.
- Se seus alunos tem watts, proponha grupos de discussão em tópicos pelo celular, em que devem interagir entre si e escrever de modo correto.
- Faça seus alunos tirarem fotos que são relacionadas ao assunto trabalhado e explique por que escolheu essa foto. (Explicação da atividades no Vídeo de Juka Souza)
2. Redes Sociais e blogs:
- Incentive concursos de redação em que as crianças postem em blogs (privados apenas para os alunos).
- Use as redes sociais criando canais entre os alunos para dúvidas ou enquetes.
- Proponha que criem pequenos slogan sobre algum conteúdo para postar no twitter, ou postagens para o fecebook da escola (trabalhando diferentes gêneros: convites, poemas, avisos, listas….), que gravem vídeos educativos e postem no youtube (paródias de músicas, teatros, entrevistas).
- Utilize vários apps para incentivar a escrita criativa.
3. Vídeos e Músicas como auxiliares:
- Traga conteúdo encontrado na internet (vídeos, músicas) sobre assunto que irá desenvolver em sala de aula como forma de chamar atenção dos seus alunos.
- Use os vídeos e músicas espalhadas pela internet para trazer diferentes pontos de vistas e discussões em sala de aula, mostrar culturas variadas.
- Se não tiver internet na escola, baixe os vídeos para um pendrive ou CD (saiba como aqui)
Dica extra:
Essas são apenas algumas dicas simples, espero ter mostrado que existem um leque de possibilidades para trabalhar com as mídias digitais na escola sem precisar ser um mestre em tecnologia.
Você tem mais dicas? Compartilhe conosco nos comentários.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti