Educa Criança
trabalhar com Mídias Digitais na escola

Dicas simples para trabalhar com Mídias Digitais na escola

Muitos professores não sabem como incluir atividades com mídias digitais ou novas tecnologias em suas sala, ás vezes por receio ou por não disporem de recursos em sua escola. Mas a BNCC inclui vários objetivos e competências em que torna necessário essa inclusão dos alunos no mundo digital dentro da escola, e nós, professores, vamos ter que nos adaptar a esse novo desafio.

O quê são mídias digitais?

“Em geral, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc.”. Wikipédia

Como trabalhar com Mídias Digitais na escola?

1. Faça do celular um amigo:

  • Grave áudios para incentivar seus alunos na leitura. Por que não gravar eles lendo e depois as crianças podem ouvirem-se e analisarem como foi a leitura? Pode ser um tema de casa.
  • Gravar áudios ou vídeos das crianças cantando, explicando algum conteúdo. As crianças podem gravar vídeos sobre conteúdo que depois serão apresentados para os colegas.
  • Gravar vídeos com roteiros criativos de jornais, teatros… sobre assuntos trabalhados em sala de aula. Esses vídeos podem ser mostrados aos pais em reuniões ou postados em alguma rede social coletiva da turma ou da escola.
  • Realize atividades artísticas em que as crianças devem tirar fotos com os celulares (em sala ou em casa) e depois recriarem essas fotos com desenhos, analisar qual a melhor posição das fotos.
  • Abuse das fotos para trabalhar sobre a comunidade, a realidade da criança, montar um mapa ou fazer localizações, mudanças na natureza. As crianças ficam responsáveis por tirarem as fotos e depois estas (impressas ou passadas em uma TV ou PC) serão analisadas e usadas para construir maquetes, mapas, textos, discussões sobre as realidades…
  • Jogos educativos: se seus alunos tem celulares, convença-os a baixar jogos educativos que serão trabalhados em sala de aula. Pode-se fazer gráficos de conquistas, enquetes de resolução coletiva de como avançar no jogo… Pode-se fazer o mesmo utilizando computadores, em que todos os alunos tentam cooperar usando o mesmo computador ou computadores em rede.
  • Se seus alunos tem watts, proponha grupos de discussão em tópicos pelo celular, em que devem interagir entre si e escrever de modo correto.

2. Redes Sociais e blogs:

  • Incentive concursos de redação em que as crianças  postem em blogs (privados apenas para os alunos).
  • Use as redes sociais criando canais entre os alunos para dúvidas ou enquetes.
  • Proponha que criem pequenos slogan sobre algum conteúdo para postar no twitter, ou postagens para o fecebook da escola (trabalhando diferentes gêneros: convites, poemas, avisos, listas….), que gravem vídeos educativos e postem no youtube (paródias de músicas, teatros, entrevistas).
  • Utilize vários apps para incentivar a escrita criativa.

 3. Vídeos e Músicas como auxiliares:

  • Traga conteúdo encontrado na internet (vídeos, músicas) sobre assunto que irá desenvolver em sala de aula como forma de chamar atenção dos seus alunos.
  • Use os vídeos e músicas espalhadas pela internet para trazer diferentes pontos de vistas e discussões em sala de aula, mostrar culturas variadas.
  • Se não tiver internet na escola, baixe os vídeos para um pendrive ou CD (saiba como aqui)

Essas são apenas algumas dicas simples, espero ter mostrado que existem um leque de possibilidades para trabalhar com as mídias digitais na escola sem precisar ser um mestre em tecnologia.
Você tem mais dicas? Compartilhe conosco nos comentários.

Participe de nosso grupo com ideias de mídias digitais para você acrescentar em sua sala de aula, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Compartilhe sua prática! Amamos comentários!

%d blogueiros gostam disto: