Vogais em desenhos com interferência

Trago uma atividade simples para trabalhar as vogais, mas que as crianças adoram. Essa atividade de vogais em desenhos com interferência estimula a criatividade, proporção, noção de classificação e pertencimento, vogal inicial, escrita, motricidade fina, cores e formas, além de autoestima.

Vogais em desenhos com interferência:

Material: Folhas brancas, canetinha, lápis de cor, cola e figuras coloridas que iniciem com vogais diferentes. (Pode-se solicitar que as crianças tragam as imagens de casa ou você pode imprimi-las).

Desenvolvimento: Cole figuras no meio da folha branca. Convide as crianças a criarem desenhos a partir da imagem presente na folha. Deixe que cada criança escolha qual imagem deseja. Após elas desenharem pergunte qual a vogal que inicia aquela figura colada.

Para as crianças da pré-escola solicite que escrevam na folha a vogal da imagem,  para os maiores pode-se desafiá-los a escreverem a palavra toda.

Pode-se fazer essa atividade também com a letra inicial do nome da criança. Exponha depois os desenhos na sala e use-os para relembrar as crianças sobre o som inicial das imagens.

Gostaram da dica?

Encontre outros jogos exclusivos para alfabetização em nosso e-book: Alfabetização Lúdica.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail: