atividades de identidade na pandemia

Montei algumas atividades para imprimir e uma sequência didática para ser trabalhada no início das aulas remotas ou presenciais em um contexto de pandemia para ed. infantil e 1° ano de acordo com BNCC. Espero que gostem e sejam úteis para suas salas de aulas.

 

Sequência didática para aulas remotas na pandemia:

Ed. Infantil: EF (EI02EF01, EI03EF01) EO (EI02EO02, EI03EO04)

Fundamental I: Português (EF15LP05, EF15LP12, EF15LP13)

 

Introdução da turma:

Primeiramente, para iniciar as aulas remotas proponha uma aula vídeo de apresentação da professora ou inicie com uma dinâmica juntamente com a família sobre a união (como a dinâmica da árvore).  Então organize as atividades propostas, por dias.

 

ATIVIDADE 1: Self

Enunciado a ser colocado na apostila ou no grupo do watts:

Criança, conte um pouco de você. A professora quer te conhecer. Alguns colegas já estiveram juntos no ano passado outros são novos na escola. Assim, para nos apresentarmos aos nossos novos amigos envie uma self para o grupo do watts da nossa turma. “

Oriente os pais a auxiliem seus filhos a tirarem uma self, trabalhando assim a autonomia da criança e que coloque a foto no grupo, após mostre para a criança as fotos dos outros colegas.  A professora também fará uma self e colocará no grupo. Para as crianças maiores solicite que além da foto escrevam algo sobre elas (o quê gostam de fazer em casa, se tem animais de estimação…)

 

ATIVIDADE 2: Qual seu brinquedo favorito?

Peça para a criança tirar uma foto do brinquedo favorito e colocar também no grupo, ou então que desenho esse brinquedo na apostila. Ou ao invés do brinquedo peça para a criança juntar coleções que faça (tipo se coleciona dinossauros, latinhas, tampas…)

Uma variedade para as crianças maiores é pedir que tirem fotos de brinquedos que iniciem com as letras de seus nomes, ou mesmo com a sílaba inicial ou final. E que os colegas adivinhem qual é o nome dessa criança apenas observando as fotos dos brinquedos/objetos em ordem.

 

ATIVIDADE 3: Minha escola

Solicite que a criança desenhe o quê sente saudades da escola (caso ainda não tenha ido, por ser seu primeiro ano nesta, que desenhe o quê imagina ter na escola). Após as crianças mostram seus desenhos e contam o quê mais gostavam da escola.  Os maiores podem fazer também um texto sobre a escola (uma poesia ou apenas uma redação).

Utilize esses desenhos/textos para conversar sobre como a escola será diferente agora, mas ainda terá muitas coisas legais. E reforce com as crianças quais os cuidados que terão que ter quando estiverem em sala de aula e como serão os protocolos.

 

Atividades complementares de início de aulas:

Envie as atividades para as crianças pela internet ou através de apostilas, ou mesmo faça em sala de aula. As folhas foram montadas visando a Ed. Infantil, mas podem ser feita por crianças do ensino fundamental. Para isso aumente a dificuldade, propondo que as crianças escrevam pequenos textos sobre si conforme o quê é solicitado nas folhas.

Obs.: Na folha que pede para contornar o nome, para as crianças pequenas é interessante o professor escrever os nomes com lápis para seus alunos poderem contornar. Aos maiores trabalhe que escrevam seus nomes e sobrenomes. Na atividade da mochila, reforce que agora precisam levar a máscara e álcool gel. Podendo pedir para os maiores escreverem o nome dos objetos.

Clique nas imagens para poder salvar e imprimir.

Algumas ideias para iniciar o ano e conhecer as crianças. Confira os outros materiais.

atividade sobre os sentimetos

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: