atividades coronavírus

Diante da chegada do Coronavírus no Brasil torna-se essencial um trabalho pedagógico com as crianças de todas as idades para esclarecer dúvidas e desenvolver hábitos de proteção contra o contágio. Organizei uma sequência didática sobre o tema para Ed. Infantil e Ensino Fundamental. Essas atividades estão de acordo com as Competências Gerais 1 (Conhecimento) e 8 (Autocuidado) da BNCC.

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Ciência (EF01CI03 e EF04CI08, EF05CI06) e Português (EF15LP03, EF15LP05, EF15LP08, EF15LP10)

Ed. Infantil:  CG (EI02CG04, EI02CG04 e EI03CG04) e EO (EI01EO05 e EI02EOo1 e EI03EO04)

Sequência Didática: Coronavírus

1) O quê é o Coronavírus?

Traga para a sala de aula textos ou histórias montadas com palitoches que te ajude a explicar o quê é esse vírus, como ele se prolifera, os sintomas e quais os cuidados que devemos ter. Para facilitar essa etapa deixo o link de dois materiais muito legais de: Manuela Molina e do Site Ensinando com Carinho.

Esses dois materiais podem ser impressos e mostrado para os alunos. Usando-os para propor momentos de discussão para as crianças tirarem dúvidas e falarem sobre seus medos. Abaixo a imagem no microscópio do vírus  para mostrar para as crianças como este se parece na realidade.

 

vírus conoanviros
Imagem colorida do Coronavírus no microscópio

coronavírus de massinhaEd. infantil:  Conte sobre o vírus de modo lúdico dando mais ênfase que é um “bichinho” muito pequeno que não vemos, mas ele passa de pessoa pra pessoa e nos deixa doente. Mostre as imagens dos links e vá conversando com as crianças sobre. Pode-se fazer o vírus de massinha com as crianças e expor em sala junto com imagens que os lembrem sobre o assunto.

Ens. Fundamental: Após a conversa inicial proponha que as crianças façam pesquisa sobre o vírus na internet de acordo com o nível de sua turma.  Após reunirem o material de pesquisa faça textos coletivos explicativos para eles colocarem no caderno. Também use textos de redes de notícias para conversar sobre quantos casos, quais lugares do mundo teve contágio, como iniciou, como as autoridades estão lidando com o problema, quais notícias sobre tratamentos e riscos. As crianças podem colar as notícias encontradas em um cartaz e acrescentarem frases de alerta para expor na escola. Propondo momentos de discussões sobre o tema.

2) Contágio e prevenção:

Use um recurso visual para explicar como o vírus vai passando de pessoa para pessoa e como afastá-lo. Canela em pó ou Purpurina em um prato. Diga para a criança fazer de conta que é o vírus. Então a criança coloca a mão no prato e esta vai sair suja. Deixe a criança passar a mão com “vírus” no rosto do colega, na camisa, em um copo, na maçaneta de uma porta… Para perceberem que o vírus vai ficando nos lugarem que tocaram e se outra criança tocar ali também vai ter o vírus. Depois que lavem as mãos com sabão e mostre como o “vírus” vai embora (ideia adaptada de Hérica Debiazzi).

 

Após a explicação encorpore na rotina da sala de aula que as crianças lavem as mãos, passem álcool gel e que tomem os cuidados necessários.

Ed. Infantil: Após essa brincadeira proponha que as crianças expliquem como “mandar o vírus pra longe” com desenho. Para os menores desenhe um vírus em uma folha e deixe eles pintarem.

Ens. Fundamental: Monte uma história em quadrinhos com as crianças. Divida uma folha em quatro espaços no qual as crianças devem fazer os desenhos e as falas nos balões representando como desejarem os passos de prevenção contra o Coronavírus. Para os que ainda não escrevem pode-se montar uma história coletiva na qual alguns desenham e a professora ajuda na escrita. Para o maiores deixe que produzem suas histórias em quadrinho sobre a prevenção em duplas ou trios. Depois tire fotos dessas histórias e proponha que seus alunos compartilhem nas redes sociais para orientar seus amigos e familiares.

3) Sintomas e tratamento:

Faça uma lista com as crianças dos sintomas da doença e quais os tratamentos que estão disponíveis no momento. Montando um cartaz coletivo para ser colocado em sala para relembrá-los.  Para as crianças maiores pode-se também trabalhar as diferenças dos sintomas de uma gripe normal ou do Coronavírus, assim trazendo uma discussão de que nem toda “tosse” é esse vírus.

Ed. Infantil: Entregue imagens que representem os sintomas para as crianças pintarem e colocarem no cartaz. E brinque com as crianças usando bonecas para representar os sintomas e o tratamento, em uma faz de conta de médico e paciente para as crianças fixarem as ideias e também expressarem seus medos.

Ens. Fundamental: Proponha que seus alunos organizem um teatro para ser apresentado as outras turmas sobre como a doença se manifesta e os tratamentos. Pode ser uma teatro com fantoches de meia no qual seus alunos organizam as falas (que montem o roteiro com sua ajuda e o anotem).

Alguns links com imagens que podem ser usadas para pesquisa em sala de aula (AQUI) e Texto informativo sobre o assunto (AQUI) Confira também algumas atividades de alfabetização referentes ao Coronavírus para baixar no site Alfabetização Online.

O mais importante em trabalhar esse tema é fazer as crianças seguirem com autonomia as principais formas de prevenção e também que possam ajudar a divulgar essas formas para suas famílias.

Abraços, Shana Conzatti

     Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: