atividades sobre a origem da família

Atividades da disciplina de História, alinha à BNCC, para trabalhar a nossa origem percebendo de onde vem cada família. Essa atividade é legal também para o início do ano, quando estamos conhecendo nossos alunos e pode ser feita com todo o Ensino Fundamental levando em conta outros objetivos da BNCC.

 

Minha origem, minha família: EF01HI02

 

OBJETIVOS:

  • Identificar que cada família tem sua origem.
  • Perceber o Sobrenome como um marcador da origem da família a quem pertencemos.
  • Ter um primeiro contato com a história da formação da sua família

 

COMO FAZER:

Material:

  • Crachá com o nome e sobrenome das crianças
  • Fichas com o nome e sobrenome dos pais anotado
  • Mapa-mundi com o nome dos países marcados e a presença dos estados brasileiros.
  • Folha de pesquisa da história familiar (perguntando de onde cada família é)

 

 Desenvolvimento:

1) Entregue o crachá da criança com nome e sobrenome, leia-os e pergunte e eles já sabiam seus sobrenomes. Questione se outras pessoas que eles conhecem tem o mesmo sobrenome? Quem? O que pensam que o sobrenome quer dizer? E como este nos diferencia dos outros?

Mostre as fichas com os nomes dos pais e peça para eles circularem quais são as palavras (sobrenomes) que são iguais aos deles. Depois questione por que isso acontece? Por que temos os mesmos sobrenomes de nossos pais? Será que os avós, bisavós, tios.., também tem o sobrenome igual ou parte deste?

Comentar com as crianças que o sobrenome marca a origem de nossas famílias, que podemos saber de onde viemos inicialmente. Se tiver o recurso da internet (sala ou celular) faça uma pesquisa com as crianças sobre a origem de seus sobrenomes, veja se aparecem em uma pesquisa no google. E leia para as crianças o quê foi encontrado. Elas podem gravar um vídeo no celular (da professora para enviar ao grupo da turma) contando o quê descobriram sobre a origem mais geral dos seus sobrenomes. Caso não encontre nada sobre algum dos sobrenomes, questione as crianças qual pode ser o motivo (como ser de uma família pequena, ou apenas não ter na internet, ou ainda pode ser uma variedade de outro sobrenome).

Essa pesquisa pode ser feita como tarefa de casa se seus alunos tiverem condições, e os pais auxiliam na escrita registrando o quê encontraram.

 

2) Entregue a folha com perguntas sobre a origem da família para as crianças levarem para casa e fazerem em conjunto com os pais para descobrir a origem de sua família. Essa pode ser colada no caderno posteriormente como forma de registro da atividade.

 

3) Em sala de aula com a folha de pesquisa respondida, deixe que as crianças contem a história de suas famílias. De onde vieram? Por qual motivo saíram do local de origem? Foi muitas gerações a trás? Ou não sabem? Ou “sempre” viveram naquela região? Se a família originou em outro país ou outro estado?

Anote no quadro o nome da criança e a origem aparente da família (anote se tiver mais de um lugar, como a mãe veio de… e o pai de…). Traga o mapa-múndi para eles e explique do quê se trata. De modo coletivo ajude-os a colar uma etiqueta com o nome deles nos locais de origens dos pais. Como forma de ajudar você pode mostra mais ou menos a região (a Itália fica por aqui, tem forma de bota…) para eles encontrarem o nome ITÁLIA escrito no mapa.

Após observe em conjunto o mapa e questione se há crianças com origens semelhantes? Quantas crianças têm suas origens de fora do Brasil? Quantas de fora do estado? Deixe o mapa expo.

 

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha. 

apostilas de ensino fundamental 1° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: