Educa Criança
materiais reciclados ou recicláveis

Materiais reciclados ou recicláveis? Reflexão e brinquedos.

Ao procurar atividades sobre o meio ambiente comecei a pensar em como trabalhamos na escola  com os materiais reciclados. E percebi que eu mesma deveria repensar minha prática pedagógica, e gostaria de dividir essa reflexão com vocês. Será que nossa prática trabalha com materiais reciclados ou recicláveis? 

Materiais reciclados ou recicláveis?

Reciclado: 1.Que se reciclou. 2.Que foi processado para ser utilizado novamente.

Reciclável: Que pode ser reciclado.

(fonte: dicionário Michaelis)

Usamos nas atividades pedagógicas diárias material reciclado ou reciclável?  Temos o objetivo de reaproveitar algo que iria para o lixo ou estamos criando mais lixo?
Palitos de picolé, pratos de papel, copos plásticos, algodão, canudinhos… São mesmo materiais que devemos usar quando estamos trabalhando sobre o meio ambiente? Se abrimos um pacote deste material para realizar a atividade, não  estamos nós a incentivar a produção  de mais lixo? Se for pra usar esses materiais com intenção de reciclagem, devíamos recolher material já usados. O problema é que por questões de higiene e saúde talvez não  seja adequado reutilizar um prato de plástico sujo de bolo. né?
Talvez seja mais útil  nós nos focarmos mesmo em reutilizar materiais já usados que iriam mesmo pro lixo como: rolinhos de papel, caixas de remédios, leite, embalagens, garrafas pets, restos de tecidos, potinhos de isopor… Vocês conseguem pensar em outros materiais a serem usados pra nos ajudar a melhorar nossa prática amiga da natureza? Deixem nos comentários.
Outra questão intrigante a se pensar é  se estamos ajudando nossos alunos a terem um consumo e alimentação mais saudáveis. Pois muitas vezes ao fazer nosso planejamento pedimos que as crianças tragam, por  exemplo, uma garrafa pet, sem pensarmos se aquela família consome tal produto. Eu já vi mães  que disseram terem comprado um determinado alimento apenas pra  poder ter a embalagem que a professora havia solicitado.
Queremos mostrar aos nossos alunos que ao invés de empilharem a lixeira, aquilo pode se tornar um brinquedo. Que ao reinventar com o lixo se está economizando dinheiro e a matéria prima de nosso planeta. Mas ao mesmo tempo devemos, também, incentivá-los a comprarem menos coisas em embalagens. Somos mais saudáveis  se descascarmos mais e desempacotarmos menos.
Não acho que devemos excluir da escola o uso de materiais diversos, sejam recicláveis, reciclados ou não, apenas que possamos refletir sobre o uso desses materiais. Que possamos mostrar de modo certo para as crianças como reutilizar os materiais com consciência.

Ideias de brinquedos com material reciclado:

Clique nos tópicos para ver o passo a passo da confecção dos brinquedos.

Guia de conteúdos de Ed. Infantil e Fundamental de acordo com a BNCC e Guias com dicas para enfrentar o cotidiano e problemas comuns em sala de aula, AQUI.

Por mais trabalhos com consciência. Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: