atividade com natureza

Atividades com materiais não estruturados da natureza

Procurando ideias para o meio-ambiente encontrei várias imagens com materiais não estruturados da natureza.  Adorei para fazer na escola ou em casa sem gastar quase nada. Organizei os objetivos e ideias pedagógicas com esses materiais para desenvolver diferentes aprendizagens.

Ideias com materiais não estruturados:

1) Classificação e Organização

Objetivos gerais: classificar objetos (cor, tamanho, tipos), realizar contagem, montar e interpretar gráficos, organizar em ordem crescente e decrescente.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: ET (EI02ET05, EI02ET07 – EI03ET05, EI03ET07, EI03ET08)
  • Ens. Fundamental: MA (EF01MA09, EF01MA21 – EF02MA23)

cores folhas

Leve as crianças para o pátio para recolherem folhas, flores, galhos e pedrinhas. Após junte todo o material e proponha que façam montinhos separando os objetos por tipo, depois por cores, por tamanhos. Questione se as crianças encontram outras maneiras de classificar esses objetos da natureza.

tamanhos e formas

Aproveite para fazer a contagem de cada grupo de objetos em cada tipo de classificação, depois faça comparações se ao separar em tamanhos teve mais objetos do que ao separar por cores. Para finalizar, com os maiores, monte um gráfico desenhando as linhas no chão e separando os objetos da natureza por cores, como na imagem. Realize a contagem de quais cores tem mais e quais tem menos objetos.

Outra opção de atividade é juntar vários gravetos e pedir para as crianças os posicionarem em ordem crescente do maior para o menor, ou do mais grosso para o mais fino. Deixe as crianças irem trocando os gravetos de lugar até ficar correto, depois realize a contagem de quantos gravetos usaram.

2) Castelos e Torres

Objetivos gerais: planos geométricos, produções em 3D, noção de equilíbrio, tamanhos e altura.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: ET (EI02ET01, EI02ET04 – EI03ET01, EI03ET04) CG (EI02CG02)
  • Ens. Fundamental: MA (EF01MA13 – EF02MA14)

blocos de troncosUma ideia bem legal é ter vários troncos e pedaços de madeiras ao alcance das crianças. Podem ser restos encontrados nos pátios ou peça as sobras para marceneiros, tenha o cuidado para não ter farpas. Deixe o material ao alcance das crianças para brincarem livremente montando castelos e torres, testando as suas habilidades de equilíbrio e analisando alturas. Converse sobre o sólidos: suas características, nomes e tamanhos.

Além de usar esses troncos para montar faça contagens de cada tipo de sólido e separações por tamanhos ou formas conforme o nível educacional da criança.

3) Artes e corpo

Objetivos gerais: produção artística, criatividade, esquema corporal e facial

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: TS (EI02TS02 – EI03TS02)   EO (EI02EO05 – EI03EO05)
  • Ens. Fundamental: AR (EF14AR04 – EF15AR05)

bonecos de galhosOriente a criança a juntar folhas, flores, galhos e pedrinhas que encontrar pelo caminho. Então a desafie a criar desenhos no chão com esses objetos, após que tente produzir pessoas com os objetos da natureza. Relembre as partes do corpo, e aproveite para conversar sobre as diferenças, mostrando como cada “pessoa” montada é diferente da outra. E assim, valorizando também as diferenças físicas.

quadro com folhas

Outra opção é entregar uma folha branca e cola para que a criança faça seu autorretrato usando os elementos da natureza, deixe que ela seja criativa. Para fazer a margem faça uma linha com tinta ou cole papel colorido.

boneco folhasUsando os materiais recolhidos pode-se, também, propor que se monte uma pessoa com folhas e flores. Relembre as partes do corpo e deixe a criança completar com desenho o rosto. Além da pessoa, a criança pode criar várias paisagens usando colagens desses materiais não estruturados. Mais ideias artísticas com elementos da natureza, AQUI.

 

Abraços, Shana Conzatti

     Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: