Ideia de sequência didática para trabalhar a cultura Africana e também a Afro-brasileira durante o mês da Consciência Negra, de modo a estimular o respeito, orgulho e valorização dessa cultura em sala de aula. Esse projeto foca-se nas pinturas e danças Africanas como formar de trazer para a sala de aula um pouco dos costumes, tradições e belezas desses povos e também de como estas influenciaram a cultura Brasileira.

Atividades mais voltadas para o campo das Artes que podem ser feitas desde a Ed. Infantil até o Ensino Fundamental II. Trarei variações para todos os níveis de ensino apoiando-me nos códigos da BNCC. Essa sequência também desenvolver a competência geral 3 relacionada ao repertório cultural.

 

As pinturas e danças Africanas:

Objetivos Gerais: Observar a partir de pinturas alguns aspectos da cultura africana, fazer releituras de pinturas com materiais diversos, experimentar vários ritmos Africanos, produzir musicalidade e movimentos, identificar os instrumentos musicais, relacionar ritmos africanos com ritmos Brasileiros percebendo a herança cultura, valorizar e perceber a beleza dessa cultura, propor reflexão sobre o quê é mostrado, conversar sobre o passado cultural e o presente, identificar na cultura Brasileira aspectos vindos da cultura Africana.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil:
    • Berçário: EI01CG02, EI01CG05, EI01TS01, EI01TS02, EIO1TS03
    • Maternal:EI02EO05, EI02CG02, EI02CG05, EI02TS01, EI02TS02, EI02TS03
    • Pré-escola: EI03EO01, EI03EO05, EI03EO06, EI03CG03, EI03CG05, EI03TS01, EI02TS02, EI02TS03.
  • Ens. Fundamental I: EF15AR25, EF15AR01 ao EF15AR06, EF15AR08 ao EF15AR12, EF15AR13 ao EF15AR15.
  • Ens. Fundamental II: EF69AR01, EF69AR04 ao EF69AR07, EF69AR09 ao EF69AR15, EF69AR16 ao EF69AR21

 

As pinturas Africanas:

Discussão e apreciação das pinturas:

Mostre para sua turma várias imagens de pinturas Africanas que tragam um pouco sobre a cultura Africana. Abaixo algumas sugestões retiradas da internet (não encontrei os nomes dos artistas), mas você pode pesquisar com seus alunos obras de artes de localidades específicas do continente.

 

Enquanto seus alunos apreciam as imagens vá questionando sobre o quê é retratado nas pinturas (o tipo de vestimenta, que ações as pessoas estão fazendo, como é a característica dessas pessoas, que objetos estão presentes, sobre as cores usadas e o quê estas tentam demonstrar). Vá acolhendo as falas deles permitindo alguma reflexão sobre as cenas mostradas.

Comente com seus alunos que essas imagens são quadros realizados por artistas Africanos e que mostram uma parte da cultura do continente que é imenso.  Fale um pouco sobre a África, algumas curiosidades sobre os países, e reforce que o Brasil sendo uma mistura de culturas também tem muito dos Africanos.

Ed. Infantil: Para as crianças menores de três anos mostre as pinturas  e foque apenas nas imagens (suas cores e o quê estão mostrando com a intenção deles apreciarem a arte). Para as crianças a partir de 4 anos além da apreciação traga algumas informações básicas sobre serem Africanas comentando um pouco sobre a cultura a importância dessa. Deixando as crianças mais livres para perceberem o quê as cenas pintadas estão tentando retratar.

Ens. Fundamental: Busque com sua turma os conhecimentos prévios de outras disciplinas referentes aos Escravos e os Quilombos. E faça uma discussão mais profunda sobre as pinturas, trazendo questões se estas estão retratando toda a cultura Africana ou apenas uma parte, se são imagens do passado ou do presente? Aproveite para realizar juntamente com sua turma uma pesquisa sobre os costume atuais de países Africanos com intenção de voltarem ás pinturas e olharem-nas com mais crítica.

Também, após observarem essas pinturas (ou outras escolhidas pelos professores) proponha que seus alunos pesquisem na internet outros artistas Africanos de vários países, para analisarem como é a arte atual ou como foi no passado, e como cada local tem suas particularidades. Assim percebendo a riqueza e beleza de cada arte.

 

Releitura das pinturas Africanas:

Escolha pelo menos três pinturas africanas com estilos diferentes (usando as ideias a cima ou outras). E proponha que seus alunos façam uma releitura dessas pinturas. Para essa produção artística pode-se ir pegando uma pintura por vez e organizando qual a técnica que será usada (colagem, tinta, desenho…) e assim trabalhar pintura por pintura. Ou deixe livre que seus alunos escolham quais telas desejam fazer a releitura.

Para essa pintura pode-se ter o foco de “reproduzir” a pintura do modo que cada aluno conseguir e desejar, ou uma releitura mais voltada as características da cena (por exemplo, representar músicos Africanos: eles podem analisar várias imagens com esse tema então realizarem suas pinturas sobre o entendimento que tiveram dessas cenas.

Após exponha os trabalhos realizados e organize sua turma em grupo para que possam apreciar as obras dos colegas e conversarem sobre como foi o processo de criação. O quê cada criança quis retratar? Por que escolheu uma cor ou um material específico?

Ed. Infantil: Para as crianças de até 3 anos pode-se trabalhar com eles mais a questão do fundo (com as cores laranjas, vermelho e amarelo) com técnicas como pintura com esponja. Então cole sobre a tela alguma imagem representando as pinturas. Para as crianças a partir dos 4 anos trabalhe também o fundo, mas deixe que produzam como conseguirem a imagem. Pode-se usar técnicas de colagem (como entregar formas que serão as roupas e eles completam com o desenho o corpo).

Ens. Fundamental: permita autonomia no momento de criação das obras.

 

As danças Africanas:

Conhecendo as danças:

Mostre vários vídeos de danças de locais diferentes da África (tenha o cuidado de mostrar danças tradicionais, mas também novas). Fiz uma Playlist com danças e músicas Africanas, escolha as que melhor se adequam á idade de seus alunos. Enquanto observam os vídeos deixe que dancem e sintam o ritmo e tentem imitar os passos presentes no vídeo.

danças africanas e música

Após faça uma roda com seus alunos, e alguns vídeos podem ser mostrados novamente. Então traga a discussão sobre como era o local, as pessoas e vestimentas nos vídeos. Se eram vídeos de dança tradicional ou mais atuais? O quês podem pensar sobre as danças e se conseguem relacionar com outros ritmos Brasileiros ou danças já vistas? Vá conversando de modo que eles percebam que há muito da dança e música Africana nas músicas de danças pelo Brasil. Comente sobre a capoeira que é Brasileira, mas completamente influenciada pela cultura Africana.

Pode-se organizar momentos de apresentação com as danças de modo mais livre em que escolhem uma dança e tentam reproduzir para outras turmas.

Ed. infantil: Faça esse momento de apreciação de modo lúdico com eles dançando e analisando o vídeo com conversas mais livres.

Ens. Fundamental: Após a apreciação das danças organize sua turma em grupos e entregue para eles um tipo de dança e peça que pesquisem sobre a história dessa dança, que povos a realizam e em qual momento. Também pode-se fazer uma pesquisa sobre as músicas atuais que fazem sucesso em alguns lugares da África que falam português, desse modo mostrar para seus alunos que a cultura Africana foi e ainda é muito rica. Cada grupo pode fazer uma apresentação de dança usando a que foi pesquisada.

Os instrumentos musicas:

Nas danças e músicas Africanas alguns instrumentos são bem marcantes. Trabalhe com seus alunos esses sons (qual é o instrumento usado), e sobre os ritmos. Analise se há algum instrumento que é bem característico de uma dança (como o berimbau da capoeira). Converse com as crianças sobre esses instrumentos, mostre vídeos com seus sons e as pessoas os tocando para que apreciem.

No nosso site Planos de aulas e projetos tem cartas dos instrumentos musicais Africanos (confira aqui) que podem ser usados para trabalhar os nomes e características de cada instrumento.

Escolha um ou mais instrumento musical para confeccionar com seus alunos usando materiais reciclados. Essa tarefa pode ser realizada em casa e eles trazem seus instrumentos feitos.

Use os instrumentos confeccionados para que tentem reproduzir os ritmos ao olharem novamente os vídeos com as danças.

Realize de modo semelhante com a Ed. Infantil e Ensino Fundamental, dando mais autonomia nas idades maiores.

 

Use essa sequência sobre a arte e cultura Africana para complementar seu plano de aula sobre a Consciência Negra, mostrando aos nossos alunos a beleza da cultura e como esta está enraizada na cultura Brasileira e faz parte do que somos.

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Abraços, Shana Conzatti

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