Educa Criança
Rússia e suas bonecas Matrioskas

Projeto Rússia e suas bonecas Matrioskas

Mostrar culturas diferentes para nossos alunos, além de interessante, é um importante exercício sobre o respeito a diversidade e abre possibilidades de refletir sobre nossa própria cultura. Este é um projeto sobre a Rússia e suas bonecas Matrioskas que falam sobre o amor familiar, que pode ser trabalhado na Ed. Infantil e Ensino Fundamental.

Projeto Rússia e suas bonecas Matrioskas

Objetivos: conhecer diferentes culturas, brincadeiras, língua e culinária. Realizar pesquisas e abandonar esteriótipos. Aprender a respeita o diferente e compartilhar o que tem de positivo em cada cultura.

1) Atividades gerais sobre a Rússia:

  • Apresente a Rússia para sua turma: sua localização no mapa, sua bandeira. Traga vídeos em que mostre a língua do país, para as crianças perceberem como é diferente.
  • Organize cada dia ou semana para trabalhar um aspecto da cultura: músicas e danças típicas, brincadeiras que as crianças fazem naquele país (brincadeiras Russas, AQUI), organize oficinas de culinária típicas.
  • Convide seus alunos a pesquisarem quais costumes ou expressão cultural Russa convivemos: Como Músicas atuais de bandas Russas, Desenhos Animados como Marsha e o Urso…
  • Fale sobre o clima na Rússia, sua fauna e flora. Como as pessoas fazem para enfrentarem o inverso?
  • Materiais sobre a Rússia para ajudar o professor: Rússia Beyond Brasil, Costumes Russos, Educação e Curiosidades Russas, Cultura Russa Música e Dança, Culinária e Atividades, Culinária Russa.

Em cada assunto pode-se criar uma porção de atividades de pesquisa, criação de textos, conversas, brincadeiras, oficinas.

2) As bonecas Matrioskas

Trago uma ideia que são as bonecas Matrioskas, presentes na cultura infantil RussaAs Matrioskas são bonequinhas muito interessantes que vão se encaixando uma dentro da outra. A palavra Matrioska significa Mãe/Maternidade. As bonecas originalmente eram compostas de 3 bonecas (a avó, a mãe e a filha), representando os laços familiares e o amor. Uma tradição Russa bem legal para ensinar para nossas crianças. (Saiba mais sobre as Matrioskas, AQUI)

Ao confeccionar com as crianças essas bonecas estamos trabalhando: classificação, tamanhos, quantidades, criatividade, vestimentas típicas Russas, esquema corporal, cultura, ciclo de vida e geracional, relações familiares.

Deixo algumas ideias de como fazer as bonecas com materiais fáceis para as crianças. As bonecas originalmente devem se encaixar uma dentro da outra, mas também podem ser feitas apenas para serem postas uma ao lado da outra.

Vídeo bem legal de como fazer as bonequinhas com a técnica do balão e jornal, AQUI.

Vídeo para fazer as bonequinhas com copos descartáveis, AQUI.

Atividades sobre a copa, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: