atividades com as redes sociais na escola

As redes sociais, como o próprio nome sugere, são mecanismos de interação, cada qual com suas caraterísticas. É bastante provável que nossos alunos já possuam e interajam em seu tempo livre em uma ou várias dessas redes sociais, por isso usá-la para nos auxiliar em sala de aula torna-se interessante. Aprimorando também a reflexão deles sobre o uso das redes sociais, indo ao encontro da Competência Geral 5 (Cultura digital) da BNCC.

Trago pra vocês algumas dicas simples (que fazem parte do e-book: Mídias Digitais na sala de aula) que podemos realizar com as redes sociais para engajarmos os alunos nas atividades de sala de aula e em casa.

 

Ideias para trabalhar as redes sociais na escola:

Principais Objetivos BNCC: Aprender a se posicionar nas redes sociais, conhecer as possibilidades e risco de estar em um ambiente virtual, estimular o interesse dos alunos por conteúdos escolares usando-se de ferramentas conhecidas por eles, aprimorar a interação saudável e cordial entre internautas, refletir e discutir gerando cidadãos críticos. Desenvolver comunicação escrita, leitura e interpretação textual.

  • Fundamental I: EF15LP01, EF15LP05, EF15LP07EF15LP08, EF35LP16, EF35LP15, EF05LP14.
  • Fundamental II: EF67LP04 á EF67LP14, EF69LP01, EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08, EF69LP10 á EF69LP18, EF89LP01 à EF89LP10.
  • Médio: EM13LP02, EM13LP12, EM13LP14, EM13LP17, EM13LP18, EM13LP19, EM13LP21, EM13LP39 à EM13LP45.

 

Ideias pedagógicas com FACEBOOK:

  • Jornal: Organize com seus alunos um jornal semanal, no qual uma criança ou um grupo de crianças devem por na página da escola uma notícia relacionada aos acontecimentos da escola ou sala de aula, na qual podem relatar as aprendizagens, fazerem entrevistas com profissionais sobre algum assunto trabalhado ou de importância no momento.
  • Enquetes: Promova enquetes com seus alunos e a comunidade escolar para escolha de próximas tarefas (qual livro será lido, escolhas de representantes…) E outros assuntos que sejam pertinentes aos conteúdos trabalhados para após fazer uma análise de dados (por exemplo, saber as profissões, preferências… )
  • Resenhas e resumos: Estabeleça um costume de seus alunos colocarem na página/grupo da escola resumos de livros lidos, filmes vistos ou mesmo de conteúdos aprendidos, como uma forma de irem registrando suas aprendizagens e mesmo propor uma discussão educada nos comentários entre as crianças sobre aquele escrito.
  • Páginas de terceiros: Realize atividades diretamente na plataforma do facebook, na qual juntamente com seus alunos escolha Páginas interessantes a serem seguidas para que aquele conteúdo seja discutido em sala de aula ou mesmo para seus alunos pegarem exemplos de que tipos de vídeos e conteúdos podem pensar para a própria página da escola.
  • Grupos de monitoria: Dentro dos grupos do facebook há ferramentas de mentorias em que podem ser usadas para os alunos ajudarem uns aos outros em dúvidas e conteúdos aprendidos. Além da possibilidade de criar etapas de aprendizagens a serem ultrapassadas (na quais podem ser anexadas arquivos feitos pelos professores), criando desafios nos quais seus alunos vão resolvendo para poder passar para o próximo.

 

Ideias pedagógicas com INSTAGRAM:

  • Fotos de instigação: Poste fotos relacionadas ao conteúdo a ser dado em uma próxima aula para seus alunos irem pesquisando sobre o tema. Ou fotos que representem ideias para seus alunos escreverem nos comentários sobre aquele assunto, instaurando uma discussão saudável.
  • Conceitos de fotografia: Aproveite os filtros do instagram para fazer atividades artísticas ou para desenvolver brincadeiras de interação entre seus alunos, propondo que façam fotos divertidas. Também incentivo os conceitos de deles perceberem iluminação e perspectivas.
  • Expressar-se: Permita que seus alunos se expressem através de fotos do seu cotidiano, aumentando a interação entre eles. Podendo fazer fotos por temáticas como fotos de amigos, fotos da moradia, de um lugar que goste…
  • Personagens históricos ou literários: Crie com seus alunos perfis temporários de personagens históricos ou literários que estejam trabalhando, deixando seus alunos pensarem como seria esse perfil. Por exemplo, que tipo de fotos e informações Leonardo da Vince ou Napoleão colocariam em seu instagram. Cada grupo de alunos podem ter um desses perfis e vão interagindo com os outros.

 

Ideias pedagógicas com TWITTER:

  • Desafios: Envie semanais para serem resolvidos por tuites por seus alunos como: problemas de matemática, questões de química/biologia/física, ou seja usando como uma espécie de tarefa de casa, na qual irão responder e interagir.
  • Textos coletivos: Monte histórias coletivas na qual o professor faz um tuite inicial e os alunos vão completando a história mantendo a coerência até chegar ao seu final. Esses textos podem ser para trabalhar dificuldades ortográficas, como textos usando palavras com X. com RR, rimas… Também pode ser organizados outros textos coletivos como invenção de notícias, contos de terror, piadas, poesias, cordéis e trovas.
  • Hashtags: Observe com seus alunos quais as hashtagas estão em alta na região, no estado ou no país e conversem sobre. Aproveitem para analisarem quais as opiniões que estão sendo escritas sobre aquele assunto e ajude seus alunos também a se posicionarem usando como base alguma pesquisa ou propondo uma discussão moral, mas sempre presando o respeito e bons argumentos (nada de eu acho que…).
  • Caças ao tesouro: Envie uma sequência de fotos que ajudem as crianças a encontrarem o baú do tesouro, com pistas de localização ou pistas que sejam charadas a serem descobertas. Ao final o prêmio do Baú pode ser algo simbólico como um doce ou um vale piquenique para o grupo, ou mesmo um novo desafio a ser feito na escola para conseguir nota. A caça ao tesouro também pode ser um desafio para aos alunos irem pesquisando sobre o assunto, dando pistas nas quais eles devem ir procurando sobre o assunto para no final descobrir sobre qual é mesmo o assunto. Por exemplo, várias pistas com fotos de personalidades e acontecimentos para depois se descobrir que se refere a um evento histórico específico. Essa estratégia é ótima para conteúdos de história e também para fazer roteiros de livros clássicos lidos.

 

atividades com mídias digitais

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: