Repensando o índio

Estamos perto do dia 19 de abril marcado como o dia da valorização da cultura indígena. Está é uma data que deveria ser significante para que nossos alunos conhecessem a rica cultura de nossos povos fundantes do Brasil. Repensando o índio apresentado nas escolas, percebo que na sua maioria são atividades estereotipadas e que não trazem nenhum aprendizado para nossas crianças. Assim organizei esse projeto com algumas ideias que podem ajudar o professor nessa tarefa. Esse projeto se relaciona com o desenvolvimento da Competência Geral 3 (Repertório Cultural) da BNCC

Separarei o projeto por tópicos de assuntos, os quais você pode trabalhar todos com seus alunos ou escolher quais se encaixam com sua realidade escolar.

Repensando o índio: projeto pedagógico

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: História (EF01HI02 e EF02HI02 e EF03HI01 e EF04HI10 e EF05HI01)

Ed. Infantil:   EO (EI01Eo6 e EI02Eo5 e EI03EO06)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1. Índios de nossa terra:

Objetivos: conhecer as diferentes tribos indígenas, abandonar ideias estereotipadas, perceber a riqueza do diferente, trazer questões a serem discutidas.

Etapas da atividade:

  1. Traga figuras ou vídeos em que mostre nossos índios e suas diferentes tribos. Ou solicite como tema que a criança em conjunto com seus pais, faça uma pesquisa sobre uma tribo específica e traga o material. Use o material trazido para conversar com as crianças sobre este. Mostre as fotos e questione sobre as pinturas corporais, sobre as vestimentas e o que mais as crianças percebem de interessante.
  2. Monte cartazes com essas imagens e falas das crianças.
  3. Para os em alfabetização, desafio-os a escreverem um texto sobre o que aprenderam.
  4. Você pode finalizar a atividade aqui ou entregar uma tribo para cada grupo de crianças pesquisarem e trazerem o resto da turma o que descobrem sobre a cultura, comida, curiosidades sobre a tribo pesquisada.

2. Cultura rica em música e dança:

Objetivos: experimentar novos ritmos, conhecer instrumentos musicais indígenas, vocabulário, sonoridade, motricidade e valorização da cultura de nossos povos.

Etapas da atividade:

  1. Traga para sala de aula vídeos com danças e músicas de diferentes tribos. (Post para ajudar a baixar vídeos para sala de aula, AQUI)
  2. Mostre para as crianças, deixe-as imitarem a dança e observarem quais instrumentos são usados e que tipo de roupas. Converse  em quais situações ocorrem aquelas danças, se são cerimoniais ou em momentos de diversão como em brincadeiras ou para apresentações… (Dois vídeos de coral infantil indígenas cantando, Aqui)
  3. Escolha com as crianças alguns instrumentos musicais a serem feitos. Questione as criança que materiais são feitos esses instrumentos nos vídeo ou fotos trazidas. Pergunte porque esses instrumentos são feitos com esses materiais (por serem algo que os indígenas encontravam onde moravam). Então traga sucatas diversas para sua turma e ajude-os a construirem instrumentos musicais com o que encontramos em nossa sociedade (pode-se aproveitar para fazer uma discussão sobre o acumulo do lixo, sobre reciclagem e meio ambiente).
  4. Recoloque os vídeos e deixe as crianças tentarem reproduzir o ritmo com os instrumentos feitos por elas.

3. Artesanato indígena:

Objetivos: conhecer a rica arte indígena, desenvolver a criatividade, motricidade fina, noção de proporção, autoestima.

Etapas da atividade:

  1. Mostre fotos de diferentes tipos de artesanatos indígenas (cestos, colares, esculturas, pinturas corporais…). Converse com as crianças sobre cada tipo  de artesanato, quais cada tribo faz, que materiais utilizaram, cores, tamanhos, motivos de usarem…
  2. Escolha com sua turma alguns artesanatos para serem feitos por eles. Usando os materiais recolhidos pela natureza como sementes ou os da sociedade em que as crianças vivem.
  3. Se for possível, convide um indígena da região para mostrar sua arte e quem sabe ensinar as crianças a fazerem alguma. O melhor modo de mostrar para as crianças uma cultura e ensiná-las a respeitá-la é elas tendo contado com as pessoas que vivem diariamente essa cultura.
  4. Crie com as crianças diversas formas de artesanato e deixe-as explorarem as possibilidades.

4. O índio hoje:

Objetivos: refletir sobre as questões atuais, oralidade, desenvolvimento textual, desenvolver empatia.

Etapas da atividade:

  1. Traga para sala de aula recortes de jornais ou notícias impressas sobre como está a realidade dos índio na atualidade. Mesmo para Educação Infantil é interessante ler algumas dessas notícias e refletir com as crianças sobre o assunto.
  2. Proponha a construção cartazes ou textos para divulgar o que as crianças descobriram.

Material de apoio:

Sites interessante que podem ser usados para pesquisa de material para professores e alunos.

  • Rádo Yandê: Rádio feita por indígenas brasileiros. Além de músicas interessantes para trabalhar com as crianças, também possui discussões importantes sobre a situação atual indígena. Também possuí textos interessantes sobre a cultura e diversos assuntos.
  • Mirim Povos Indígenas: um blog feito por indígenas com textos diversos sobre cultura, estilo de vida e mais.
  • Índio Educa: um site voltado para professores e alunos feito por indígenas para falar sobre o tema.
  • Texto de pesquisa sobre os instrumentos musicais: Fundação Joaquim Nabuco e Cultura Indígena
  • Cultura indígena: blog sobre a cultura com várias fotos e posts ótimos para pesquisa.
  • Arte Indígena: texto resumido sobre o artesanato.

Mais atividades e ideias sobre o tema índios, AQUI.

 

Brincadeiras indígenas:

Abraços, Shana Conzatti

Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: