brincadeiras pandemia

Nesta semana me deparei com professores ansiosos nas redes sociais sem saberem que tipo de brincadeiras realizarem no volta às aulas presenciais. O ideal seria que as aulas só retornassem quando houvesse uma vacina, no entanto, alguns estados e municípios estabeleceram regras para esse retorno ainda em setembro. E o professor precisará planejar suas aulas respeitando o distanciamento físico, entre outras questões. Sendo assim, trago algumas ideias de brincadeiras com distanciamento para não perdermos o lúdico que é tão importante ao aprendizado.

A BNCC preza pela interação, o protagonismo e interdisciplinariedade. Por isso não podemos esquecer a interação, que nesse momento, terá algumas particularidades: ênfase à oralidade, corporeidade e expressão das emoções. E as brincadeiras são ótimas ferramentas para proporcionar  interações. Além, claro, de desenvolver a motricidade, atenção e tantas outras habilidades.

Tipos de brincadeira com distanciamento:

1) Músicas e gestos

Use e abuse de brincadeiras cantadas e com gestos. As quais as crianças conseguem se manter em suas cadeiras ou dentro de círculos desenhados enquanto se divertem observando, imitando e inventando gestos. São brincadeiras como chefe-manda, siga a seta (como brincar, aqui)… Traga novas músicas com gestos (Aram Sam Sam, Com minhas mãozinhas, Tchutchuê) Outras ideias é uma criança por vez escolher uma música para cantearem, ou dizer uma palavra e as crianças cantam uma música com essa palavra.

A música pode ser usada em momento de espera como quando estamos higienizando as mãos de uma criança e as outras precisam aguardar, ajuda que se mantenham concentradas sem ficarem circulando nas aulas. Ou para acalmar as crianças marcando a passagem de uma atividade para outra.

2) Adivinhas e desafios

Jogos de adivinhas e desafios são ótimos nesse momento de distanciamento. Proponha brincadeiras de adivinhas para seus alunos como: descobrirem a resposta a partir de características dadas pelo professor ou colega, jogos de perguntas e respostas, desafios matemáticos e de outras conteúdos. Para aumentar a interação entre as crianças, monte equipes. Cada criança em seu lugar, mas devem se conversar e encontrarem formas de se combinarem as respostas. Ideias de brincadeiras com adivinhas, AQUI.

3) Jogos de atenção e concentração

Esses jogos são divertidos e podem ser realizados sentados ou fixo dentro de um círculo desenhado no chão. Algumas ideias são morto-vivo, jogo do sério, brincadeiras do o quê sumiu, brincadeiras de mímicas, brincadeiras de mostrar imagens/letras e as crianças devem dizer uma palavra iniciada com esta…

Há também a possibilidade de realizar brincadeiras com o apoio do caderno ou quadro (no qual a criança fala a resposta e o professor a escreve) como: jogo da forca, Stop (jogo do vocabulário)… Mais ideias de brincadeiras usando o quadro, AQUI.

4) Brincadeiras de motricidade ampla e fina

Na Ed. Física ou momentos de recreação utilize as brincadeiras e circuitos já comuns, apenas observe alguns cuidados. Para brincadeiras de correr use obstáculos montando uma fila para cada criança, fazendo com que não troquem objetos ou tenham contato um com outro, como nesse vídeo de exemplo.  E nas brincadeiras com motricidade fina ou sentados opte por cada criança ter seus objetos (como corrida do ovo na colher, passar bolinhas com os pés de uma bacia para outra…), e sendo necessário a higienização desses objetos após o uso para um novo grupo de crianças realizarem a brincadeira.

Ideias de brincadeiras de motricidade que podem ser feitas com distanciamento: 1, 2, 3, 4, e 5.

5) Mídias digitais na sala de aula

As crianças foram ainda mais inseridas no mundo digital ao se acostumarem com aulas online e outras atividades virtuais. Sendo assim, aproveite essas novas habilidades para propor brincadeiras mistas como: fazer uma pergunta e quem encontrar primeiro na internet a resposta ganha ponto, trabalhar com fotos e imagens, montar equipes para gincanas de conteúdos no qual os membros se comunicam pelo watts…. (ideias mais detalhadas, aqui)

Jogos de celular também podem vir como aliados as crianças maiores. Ajude os alunos a baixarem jogos grátis que sejam educativos e permita que eles recorram à esses jogos em momento em que terminaram uma atividade e precisam esperar os demais colegas ou em períodos de recreio. Vá monitorando se as crianças estão mesmo nesses jogos específicos. Faça aulas de escolhas de jogos, no qual eles mostram os jogos grátis que gostam e, em sala, será selecionado alguns permitidos e realizando troca entre as crianças.

Espero que essas dicas de brincadeira lhe ajude nesse momento tão difícil de nossa profissão.  Se tiver outras dicas de brincadeiras compartilhe conosco nos comentários. Vamos ser solidários com nossos colegas!

 

atividades sentimentos

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: